• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.18.2006.tde-26112006-232833
Documento
Autor
Nome completo
Ricardo Cezar Joaquim
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2006
Orientador
Banca examinadora
Caurin, Glauco Augusto de Paula (Presidente)
Morandin Junior, Orides
Musetti, Marcel Andreotti
Título em português
Novas tecnologias para comunicação entre o chão de fábrica e o sistema corporativo
Palavras-chave em português
automação
CIM
integração fabril
MES
redes de campo
Resumo em português
Esta dissertação propõe o estudo de um sistema de levantamento de dados e informações do chão de fábrica, baseando-se em conceitos de MES (Manufacturing Execution System) e em tecnologias de comunicação em rede de campo. Este sistema é capaz de garantir ações de monitoramento no chão de fábrica, como na comunicação de informações a diferentes áreas de uma corporação, integrando-se como um sub-sistema a um sistema de gestão integrado (Enterprise Resource Planning - ERP). Este sistema de levantamento de informações do chão de fábrica será integrado utilizando padrões de comunicação entre dispositivos e máquinas no ambiente industrial (I/O Bus) e módulos de software de monitoramento. Neste trabalho, o desafio adotado para ilustrar a tecnologia proposta envolve a integração de uma bancada que simula uma célula automática, constituída de atuadores e sensores controlados, por um controlador lógico programável (CLP), a sua integração a um software supervisório de processo e a geração de informações e sua disponibilidade para uma área de gerência corporativa.
Título em inglês
New technologies for communication between shop-floor and corporative system
Palavras-chave em inglês
automation
CIM
filed bus
manufacturing integration
MES
Resumo em inglês
This text considers the study of a data-collection and information system of shop-floor of a simulated industrial plant, based on concepts of MES (Manufacturing Execution System) and on technologies of communication in field bus. This system is capable to guarantee action of supervision of the industrial shop-floor, as in the communication of information the different areas of a corporation, combining itself as a subsystem to a major integrated system of management (ERP). This system of survey of shop-floor information will be integrated using standards of communication between devices and machines in the industrial environment (I/O Bus) and modules of supervision software (SCADA). In this work, the adopted challenge to illustrate the technology proposal involves the integration of an automatic cell, which consists the experiment environment, consisting of sensors and controlled actuators, for programmable logical controller (PLC), its integration to supervisory software of process and the generation of information and its availability for an area of corporative management.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2006-12-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.