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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2016.tde-01062016-121237
Documento
Autor
Nome completo
Everaldo Pletz
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2003
Orientador
Banca examinadora
Lahr, Francisco Antonio Rocco (Presidente)
Ballarin, Adriano Wagner
Barbato, Roberto Luiz de Arruda
Calil Junior, Carlito
Franco, Nilson
Título em português
Passarela estaiada com tabuleiro de madeira laminada protendida em módulos curvos
Palavras-chave em português
Critérios de projeto
Madeira
Passarela
Passarela estaiada
Perda de curvatura
Placas laminadas protendidas
Resumo em português
É inegável a importância do desenvolvimento de tecnologias de uso racional da madeira e de solução de problemas de transportes em nossas cidades, principalmente por causa do processo crescente de urbanização do mundo. Existe também, a necessidade estética de se unir à alta tecnologia, o belo. As passarelas estaiadas com tabuleiro de madeira laminada protendida, em módulos curvos, atendem a todas estas exigências. A construção de um protótipo permitiu que a realização de ensaios estáticos e dinâmicos, cujos resultados evidenciaram a viabilidade técnica e econômica de passarelas estaiadas usando madeira de reflorestamento, de tabuleiros compostos apenas por placas de madeira laminada protendida e da construção de placas curvas de madeira laminada protendida. Também foi possível comprovar que as vibrações induzidas por pedestres são a condição mais crítica de projeto. A investigação da perda de curvatura do tabuleiro demonstrou o sucesso do projeto, embora mais estudos ao longo do tempo sejam necessários. Baseando-se nos resultados experimentais, realizou-se a calibração do modelo numérico, que permitiu realizar simulações para determinar quais variáveis definem a resposta da passarela construída. Sugestões de procedimentos de elaboração e construção de passarelas, assim como de criação de norma brasileira específica para pontes e passarelas de madeira, são apresentadas.
Título em inglês
Cable-stayed footbridge with stress laminated timber deck composed of curved modules
Palavras-chave em inglês
Cable-stayed footbridge
Design of stress-laminated deck plates
Footbridge
Loss of curvature
Serviceability
Stress-laminated timber footbridge
Timber
Resumo em inglês
The ongoing, worldwide, large scale urbanization is stressing more and more the importance of developing new technologies concerned with the rational use of timber and with the solution of transportation problems in cities. There is also an aesthetical need of showing the melting of up-to-date high technology with beauty. The cable-stayed stress laminated timber footbridge, with curved modules meets all these needs. The buildings of a prototype, enable static and dynamic tests to be carried out. The experimental results revealed the technical and economical feasibility of the following items: a) cable stayed footbridges with timber from reforestation, b) decks only made of stress laminated timber, c) curved plates of stress laminated timber. It also revealed that the human induced vibrations leads to the most critical design condition. The loss of deck curvature study indicated the need of further research considering the time effect, to confirm the initial sucess achieved. Based on the results of these testings, the calibration of the numerical model was done. In order to investigate which variables are responsible for the footbridge response, several simulations were performed with the calibrated model. Guidelines for design and building of timber footbridges are presented. The creation of a brazilian code for timber bridges and footbridges is also suggested.
 
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Data de Publicação
2016-06-01
 
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