• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.18.2005.tde-04052006-174641
Documento
Autor
Nome completo
Vanderlei de Oliveira Del Cura
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2005
Orientador
Banca examinadora
Aguiar, Manoel Luis de (Presidente)
Aguiar, Paulo Roberto de
Cliquet Junior, Alberto
Título em português
Acionamento e controle de um dedo de uma prótese para membro superior com realimentação proprioceptiva de força e temperatura
Palavras-chave em português
Movimentos antropomórficos
Plataforma de controle
Prótese para membros superiores
Realimentação proprioceptiva
Resumo em português
Este trabalho visa contribuir para redução do grau de rejeição de próteses para membros superiores, tornando-as mais funcionais e eficientes. Tais propósitos são almejados por meio do estudo centrado no desenvolvimento de uma plataforma eletrônica de controle e nos demais constituintes de uma prótese. Dentre eles estão os atuadores, sensores, mecanismos e o programa de gerenciamento, que integra todos os componentes para as ações da prótese. Para esse trabalho foi usado somente um dedo para a execução de todos os testes, sendo esse dedo compatível com o desenvolvimento de uma prótese antropomórfica multifunção. O paciente comanda as ações da prótese ao enviar suas decisões à ela por meio de sinal mioelétrico, mas as ações da mesma são executadas de forma inconsciente. Isto é possível devido ao programa de gerenciamento, que controla os movimentos antropomórficos a partir de trajetórias definidas e também pelas informações de sensações de força e temperatura para o paciente, realimentação proprioceptiva.
Palavras-chave em inglês
Anthropomorphic movement
Control platform
Propioceptive feedback
Upper limb prosthesis
Resumo em inglês
This work contributes to minimize the rejection level of upper limb prosthesis, keeping it more function and efficient. This achieved by the development of a control electronic platform and the others prosthesis components, like actuators, sensors, mechanisms and the management program, that integrate all the components to actions of prosthesis. In this work was used only one finger to perform of all tests, and this finger is compatible with the development of a multifunction anthropomorphic prosthesis. The user command comes from myoelectric signal, but the actions in the prosthesis are executed unconsciously. The management program control the anthropomorphic movements based on defined trajectory and create information of force and temperature sensation to the user, proprioceptive feedback.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Dissertacao.pdf (2.15 Mbytes)
Data de Publicação
2007-03-28
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.