• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.18.2018.tde-19072018-145252
Documento
Autor
Nome completo
Teresinha de Jesus Bonuccelli
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1999
Orientador
Banca examinadora
Zuquette, Lázaro Valentim (Presidente)
Barroso, Josué Alves
Gandolfi, Nilson
Gomes, Romero Cesar
Pejon, Osni José
Título em português
Estudo dos movimentos gravitacionais de massa e processos erosivos com aplicação na área urbana de Ouro Preto (MG): escala 1:10.000
Palavras-chave em português
Erosões
Movimentos gravitacionais de massa
Ouro Preto
Sistemas de informação geográfica
Resumo em português
Apresenta-se nesse trabalho os resultados obtidos no estudo dos movimentos gravitacionais de massa e processos correlatos na área urbana de Ouro Preto - MG, na escala 1:10.000. Executou-se um levantamento e discussão dos diferentes tipos de processos que atuam em áreas urbanas e os atributos que podem influenciar na sua ocorrência; o inventário dos processos e levantamento dos atributos para Ouro Preto, assim como o cadastro das ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros relacionadas a esses fenômenos para o período de 1988 a 1998. As análises das relações atributos versus ocorrência de processos foi desenvolvida com utilização de técnicas semi-estatísticas e o emprego do sistema de informação geográfica ILWIS v.2.1. Concluiu-se que os principais tipos de processos que ocorrem na área urbana de Ouro Preto são classificados como complexos, escorregamentos e erosões, que se apresentam predominantemente ativos, com profundidades inferiores a 10 m. Os atributos predisponentes são principalmente a declividade e o substrato rochoso, sendo que o tipo de uso do solo e a pluviosidade são os principais fatores modificadores e deflagradores.
Título em inglês
not available
Palavras-chave em inglês
Erosion processes
Geographic Information System
Gravitational mass movements
Ouro Preto
Resumo em inglês
A study, and their results, of gravitational mass movements and related processes in Ouro Preto's urban area is presented at 1:10,000 scale. A research and discussion of processes types and intluential attributes is carried out. A inventory and a characterization of processes and attributes are executed for Ouro Preto, and also a survey of Civil Defense ocurrences during 1988-1998 period is elaborated. The relationships between attributes and processes types are analysed using semi-estatistcal techniques and geographic information system ILWIS v.2.1. The main processes types remarked are: complexes, landslides related, erosions related. The more frequently events are classifyed as active processes. The main depths noted are: shallow and medium, i e, below 10 meters. The main predisponent attributes are: declivity and bedrock, and the modifying and triggering attributes are: land use and pluviosity.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-07-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.