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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.16.2018.tde-27062017-164600
Documento
Autor
Nome completo
Leila Souza Petrini
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Bortolli Junior, Oreste (Presidente)
Bruno, Lucia Emilia Nuevo Barreto
Monteiro, Ana Maria Reis de Goes
Título em português
Considerações sobre o ensino de arquitetura e urbanismo no modo de produção capitalista no estado de São Paulo
Palavras-chave em português
Capitalismo
Ensino superior
Projeto educacional
Resumo em português
A pesquisa inicia com o histórico da fundação do ensino superior no Brasil, desde achegada da família real portuguesa até os dias atuais, levando em conta a necessidade de criação de cursos superiores para atendimento à nova conformação da sociedade no Brasil no século XIX. A partir deste histórico é feita uma contextualização sobre o surgimento dos cursos de Arquitetura e Urbanismo no país e mais especificamente sobre a expansão no estado de São Paulo. Foram escolhidas seis faculdades (três cursos públicos e três cursos privados) do estado de São Paulo para a confecção de um breve histórico da fundação de seus cursos. Tal histórico busca compreender o momento de fundação do curso de Arquitetura e Urbanismo nas faculdades escolhidas, contextualizando de acordo com o momento de desenvolvimento do modo de produção capitalista nas cidades onde estão inseridas. Após este histórico é feita uma explanação sobre o histórico das Diretrizes Curriculares Nacionais, onde há a definição de projeto pedagógico e as linhas gerais para a confecção das grades curriculares dos cursos. Com isso, foram levantados os itens mais importantes dos seis projetos pedagógicos dos cursos escolhidos, confrontando com a realidade do país e com as exigências do Ministério da Educação. Além dos Projetos Pedagógicos a pesquisa mostra seis tabelas com a exibição das grades curriculares dos seis cursos, cujo resumo síntese se encontra nas Considerações Finais, onde também é comentado sobre a importância do Ensino Superior na Europa, mais especificamente na Espanha e em Portugal, a fim de se mostrar como esta relevância se espelhou na América Latina.
Título em inglês
Considerations about the teaching of architecture and urbanism in the capitalist mode of production in the state of São Paulo
Palavras-chave em inglês
Capitalism
Educational project
Higher education
Resumo em inglês
The research begins with the history of the founding of higher education in Brazil. Since the arrival of the Portuguese royal family, Brazil has expressed a need for courses of higher education in order to catch up with nineteenth century Europe. As a result, Architecture and Urbanism courses emerged in the country and led to the expansion in the state of São Paulo. Six public and private colleges were chosen from the state of São Paulo to prepare a brief history of their foundation. The emergence of Architecture and Urbanism courses fueled the development of the capitalist mode of production in these cities. The most important items of the six pedagogical projects later became the requirements of the Ministry of Education. In addition to the Pedagogical Projects, the research shows six tables with the curriculum grades of the six courses, whose synthesis summary is in the Final Considerations. These tables clearly demonstrate how Latin America mirrored the importance of Higher Education as it was in Portugal and Spain of that time.
 
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Data de Publicação
2018-11-28
 
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