• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2008.tde-25032010-095143
Documento
Autor
Nome completo
Carlos Augusto Ferrata
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Amorim, Anália Maria Marinho de Carvalho (Presidente)
Delijaicov, Alexandre Carlos Penha
Guerra Neto, Abílio da Silva
Título em português
Escolas públicas em São Paulo (1960-1972)
Palavras-chave em português
Arquitetura moderna paulistana
Escolas públicas
Resumo em português
Esse trabalho é um catálogo de onze escolas públicas projetadas no estado de São Paulo num período que se estende por pouco mais de uma década, de 1960 a 1972. Reúne projetos emblemáticos da arquitetura moderna paulistana, de autoria de Paulo Mendes da Rocha, Ubyrajara Gilioli, Paulos Bastos, Décio Tozzi, entre outros. A leitura dos projetos selecionados permite reconhecer suas raízes históricas e arquitetônicas no surgimento da escola republicana, nas conquistas pedagógicas escolanovistas, nas escolas projetadas por Affonso Eduardo Reidy e Oscar Niemeyer, nas obras da Comissão Executiva do Convênio Escolar e, finalmente, na obra precursora do arquiteto João Batista Vilanova Artigas.
Título em inglês
Public schools in São Paulo (1960-1972)
Palavras-chave em inglês
Modern architecture in São Paulo
Public schools
Resumo em inglês
This thesis is an analysis of eleven public schools which were projected in the state of São Paulo within a period of little more than ten years from 1960 to 1972. It gathers emblematic projects of the modern architecture of São Paulo with works by Paulo Mendes da Rocha, Ubyrajara Gilioli, Paulos Bastos and Décio Tozzi among others. A comprehensive study of these selected projects allows for an understanding of how they are historically and architectonically rooted in the emergence of public schools during the republic, in the pedagogic accomplishments of the movement of the Escola Nova (New School) , in the schools which were planned and executed by Affonso Eduardo Reidy and Oscar Niemeyer, in the projects of the Comissão Executiva do Convênio Escolar (a council which was established as a collaboration between state and community authorities) , and finally, in the pioneering works of the architect João Batista Vilanova Artigas.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
vol_01_final.pdf (88.83 Mbytes)
Data de Publicação
2010-03-29
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.