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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2017.tde-24022017-090037
Documento
Autor
Nome completo
Chrystianne Maria Rodrigues de Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Segnini Junior, Francisco (Presidente)
Moreira, Nancí Saraiva
Silva, Helena Aparecida Ayoub
Título em português
Contribuições ao processo de projeto de arquitetura no setor público - um estudo de caso
Palavras-chave em português
FDE (Fundação Para o Desenvolvimento da Educação)
Ferramentas e mecanismos do processo de projeto
Processo de projeto no setor público
Resumo em português
Essa dissertação descreve ferramentas e mecanismos do processo de projeto da FDE (Fundação Pelo Desenvolvimento da Educação), órgão responsável pela execução de projetos e obras de escolas públicas no Estado de São Paulo. Dentre outros aspectos, foram identificadas e examinadas a sistematização e a padronização realizadas pela Fundação, além da caracterização de projetos contratados. Foram também estudadas metodologias ainda pouco utilizadas no processo de projeto do setor público, tais como a certificação de escolas pela AQUA-HQE (Alta Qualidade Ambiental- Haute Qualité Environmentale). Os elementos analisados nesta dissertação sugerem que as ferramentas e procedimentos adotados pela FDE possam ser adaptados e utilizados por outras instituições, servindo como uma referência tanto para entidades quanto para agentes e prestadores de serviços envolvidos no processo de projetos de obras públicas. Este trabalho visa trazer contribuições para a melhoria da qualidade do processo de projeto de arquitetura no setor público.
Título em inglês
Contributions to the architeture design process in the public sector- a case study
Palavras-chave em inglês
Design process in the public sector
FDE (Foundation For Education Development)
Tools and mechanisms of design process
Resumo em inglês
This study describes tools and mechanisms of design process applied in FDE (Foundation For Education Development), which is the company responsible for project and construction of public schools in São Paulo. The systematization and standardization processes carried out by the Foundation have been identified and examined in this paper, as well as the characterization of these projects. They were also studied methodologies not so used in the public sector regarding to the design process, such as certification of schools by AQUA-HQE (High Quality environmentally- Haute Qualité Environmentale). The elements analyzed in this paper suggest that the tools and procedures adopted by the FDE can be adapted by other institutions, serving as a reference for both entities and for service providers involved in the process of public construction projects. This study aims to bring contributions to improving the quality of the architectural design process in the public sector.
 
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Data de Publicação
2017-03-17
 
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