• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.16.2012.tde-15032013-144926
Documento
Autor
Nome completo
Cláudia Maria Arcipreste
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Faggin, Carlos Augusto Mattei (Presidente)
Dalben, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas
Naruto, Minoru
Santos, Roberto Eustaáquio dos
Segnini Junior, Francisco
Título em português
Entre o discurso e o fazer arquitetônico: reflexões sobre o ensino de arquitetura e urbanismo e seus referenciais a partir do trabalho final de graduação
Palavras-chave em português
Ensino-aprendizagem de arquitetura e urbanismo
Ensino-aprendizagem de projeto
Trabalho Final de Graduação (TFG)
Resumo em português
Tomando como objeto de estudo os produtos e processos do Trabalho Final de Graduação (TFG) nos cursos de arquitetura e urbanismo, este trabalho evidencia e discute as dimensões didático-pedagógicas envolvidas, em especial nos processos de projeto. Aborda os princípios e valores dos campos arquitetônico e educacional que, atrelados aos critérios de qualificação e de excelência considerados, circulam no âmbito do TFG e, de modo amplo, na formação do arquiteto e urbanista. Discute, ainda, os referenciais a partir dos quais se operam as tomadas de decisões dos estudantes, expondo direcionamentos importantes do ensino-aprendizagem em arquitetura e urbanismo no contexto contemporâneo. Trata-se de investigação qualitativa, envolvendo ex-alunos e professores de seis instituições de ensino de arquitetura e urbanismo das cidades de São Paulo e de Belo Horizonte, abordando o objeto de estudo a partir de referenciais teóricos dos campos da educação e da arquitetura e urbanismo, sob a ótica da sociologia da cultura e da sociologia da educação. A pesquisa indica que, como fato didático-pedagógico, o TFG é um dos momentos de mais intensa aprendizagem nos cursos, devido ao seu potencial de integração disciplinar; à grande autonomia conferida ao estudante que é, de fato, o protagonista dos processos; às relações professor-aluno estabelecidas a partir dessa autonomia; e às metodologias de problematização contínua que predominantemente embasam os processos didático-pedagógicos e projetuais envolvidos. Contudo, apesar da perspectiva crítico-reflexiva dessas metodologias, os princípios e valores que circulam pelos processos seguem hegemonicamente atrelados a práticas e pensamentos associados à arquitetura moderna, em especial aos ideais de racionalidade, de funcionalidade, de arquitetura-arte e à noção do arquiteto-criador, em visões universalizantes e deterministas. Como fato sociológico, o TFG evidencia o ensino-aprendizagem em arquitetura e urbanismo, em especial na área de projeto, como espaço de produção/reprodução de pensamentos e modos operacionais que de longa data marcam a profissão e suas formas no imaginário social. Pouco abertos à diversidade, à heterogeneidade, contemplam possibilidades limitadas de ação profissional do arquiteto e urbanista, sobretudo diante de demandas e condicionantes do contexto brasileiro contemporâneo.
Título em inglês
Between architectural discourse and practice: reflections on pedagogy of architecture in the undergraduate thesis
Palavras-chave em inglês
Teaching and Learning of architecture and urban planning
Teaching and learning of project
Undergraduate Final Work
Resumo em inglês
This work shows and discusses didactic and pedagogical dimensions of the Undergraduate Final Work (TFG) of some Brazilian courses in architecture and urbanism, especially studying the process of design. Products and processes of TFG are taken as an object of study, in order to discuss principles and values of the architectural and educational field which, linked to qualification criteria of excellence considered, are present on the TFG and, broadly, in the formation of the architect and the urban planner. Also, this work aims to discuss the frameworks from which students make their decisions, showing important guidelines for teaching and learning of architecture and urbanism in the contemporary context. This is a qualitative research, with former students and teachers in six courses in architecture and urbanism of the cities of São Paulo and Belo Horizonte. The object of study is here approached from the theoretical fields of education, architecture and urbanism, under the perspective of the sociology of culture and the sociology of education. Research indicates that the TFG is one of the most intense moments of learning in courses. This is due to its potential for disciplinary integration and to the greater autonomy given to the student who is, in fact, the protagonist of the processes. This is also due to the teacher-student relationship established from this autonomy and to the methodologies underlying the continuous questioning of the processes, both didactic and pedagogical as project methodologies. However, despite the critical and reflective view of these methodologies, principles and values that circulate through the processes remain connected to the practices and thoughts associated with Modern architecture, particularly the ideals of rationality, functionality and architecture's artistry and the notion of the architect creator, with universal and deterministic views. Also, the TFG shows the teaching and learning in architecture and urbanism, especially in the project area, as a place of production and reproduction of thoughts and modes of operation that have long marked the profession in the social imaginary. Such thoughts and modes of operation do not consider the diversity and heterogeneity and, indeed, they give the architect and urbanist limited scope for professional action, especially in the face of demands and constraints of contemporary Brazilian context.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-03-25
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.