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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.16.2019.tde-28012019-164759
Documento
Autor
Nome completo
Rodrigo Morganti Neres
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Silva, Fernanda Fernandes da (Presidente)
Hereñú, Pablo Emilio Robert
Villac, Maria Isabel
Título em português
Estação ferroviária como terminal intermodal: uma aproximação a partir de três escalas de intervenção
Palavras-chave em português
Estações ferroviárias
Terminais intermodais
Transporte ferroviário
Transporte urbano
Resumo em português
Frente ao caráter fragmentado do espaço urbano das cidades contemporâneas, as infraestruturas de mobilidade e as redes de comunicação atuam como elementos de articulação. Nesse contexto, o transporte de pessoas tem papel fundamental de estruturação do território urbanizado que não se caracteriza apenas por laços de proximidade, sendo as estações ferroviárias nós articuladores das redes de fluxos e parte fundamental desta equação. Este trabalho aborda a inserção de grandes estações ferroviárias localizadas em áreas centrais nos intensos fluxos de escala regional e metropolitana e, ao mesmo tempo, sua consolidação como protagonistas na dinâmica urbana, atuando como geradores de urbanidade e vitalidade nas cidades. Relacionando o papel de centralidade destes equipamentos, sua inserção no território, sua função na rede de transporte e a relação com os espaços públicos do seu entorno, a pesquisa parte da reflexão teórica que enfrenta questões da contemporaneidade para assim analisar as estações através de estudos de caso. Busca, portanto, avaliar as condicionantes atuais que envolvem os grandes terminais intermodais de passageiros que tem o transporte ferroviário como elemento principal.
Título em inglês
Railway station as intermodal terminal: an approach as of three intervention scales.
Palavras-chave em inglês
Intermodal terminals
Railway stations
Railway transport
Urban transport
Resumo em inglês
Given the fragmented nature of urban space in contemporary cities, mobility infrastructures and communication networks act as articulation elements. In this context, the transportation of people has a fundamental role in the structuring of the urbanized territory, which is not only characterized by proximity ties. The railway stations are among the articulators elements of flow networks and are a key part of this equation. This work addresses the insertion of large railway stations located in central areas in the intense flows of regional and metropolitan scale and, at the same time, their consolidation as protagonists in the urban dynamics, acting as generators of urbanity and vitality in the cities. Relating the central role of these equipments, their insertion in the territory, their function in the transportation network and the relation with the public spaces of their surroundings, the research starts from a theoretical reflection that faces contemporary issues to analyze the stations through studies of case. It seeks, therefore, to appraise the current requirements that involve the large intermodal passenger terminals that have rail transport as the main element.
 
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Data de Publicação
2019-02-04
 
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