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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2014.tde-17102014-154806
Documento
Autor
Nome completo
Rodrigo de Araujo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Dworecki, Silvio Melcer (Presidente)
Pallamin, Vera Maria
Rolnik, Suely Belinha
Título em português
Ocupar as fendas: intervenções na cidade com uma bicicleta visual
Palavras-chave em português
Arte
Arte contemporânea
Bicicleta visual
Cidade
Espaço
Gentrificação
Intervenção urbana
Processos criativos
Público
Vídeo
Vigilância
Resumo em português
Ocupar as Fendas: Intervenções na cidade com uma Bicicleta Visual é composto por uma investigação-ação na cidade de São Paulo, na qual três intervenções urbanas foram realizadas: Ruínas Transitórias, Contra-Vigilância e Metro Quadrado. Para executar as ações foi desenvolvida a Bicicleta Visual, um veículo elétrico equipado com projetor de vídeo e um computador. A Bicicleta Visual atua como um dispositivo de ativação do espaço, ao projetar imagens em movimento sobre a arquitetura. As imagens projetadas e o modo como são feitas configuram uma intervenção urbana. As intervenções urbanas instauram desvios, rupturas e novas tensões, explicitando as contradições da cidade - distensões perceptivas, dissensos, que gestam a possibilidade de reflexão sobre a partilha do sensível. Essas ações propõem ao complexo tecido do espaço público novas experiências e invenções, anunciando outras formas de convivência. Nesse tipo de trabalho, que pretende intervir na realidade, prioriza-se, enquanto metodologia, o processo, os meios, a criação de formas que permitam agir e pensar simultaneamente. Esse tipo de pesquisa, transformadora do real, é denominada investigação-ação. Ocupar as Fendas é um trabalho composto de três procedimentos fundamentais: deslocar, projetar e intervir. Ruínas Transitórias investiga a transitoriedade dos espaços vazios gerados pelo processo de gentrificação e as apropriações formais e informais dos mesmos. Contra-Vigilância interage com a esfera da vigilância e da segurança privada nos enclaves fortificados da metrópole paulistana. Metro Quadrado verifica a relação entre o valor do metro quadrado e os tipos de uso do espaço urbano. Com a finalidade de enfatizar o processo de construção da intervenção urbana - e o que nela é mais potente, subversivo e transformador -, esse trabalho cria quatro vozes textuais que dialogam com as ações, deflagrando a experiência de investigar-agir.
Título em inglês
Occupying the gaps: interventions in the city with a visual bicycle
Palavras-chave em inglês
Art
City
Contemporary art
Creative processes
Gentrification
Public
Space
Urban intervention
Video
Visual bicycle
Watch
Resumo em inglês
Occupying the Gaps: Interventions in the city with a Visual Bicycle is formed by an investigation-action in the city of São Paulo, where three urban interventions were made: Transitory Ruins, Counterwatch, and Square Meter. The Visual Bicycle, an electrical vehicle equipped with a video projector and a computer, was developed to implement these actions. It serves as a space activation device by projecting moving images on the architecture. Those projected images and the way they are made convey an urban intervention. Urban interventions create digressions, ruptures, and new tensions, exposing the city's contradictions - perceptive distensions, dissensuses, begetting the possibility of reflection about the distribution of the sensible. Those actions offer new experiences and inventions to the complex fabric of public space, announcing different forms of socialization. In this sort of work, which aims at intervening in our reality, the methodological priority is the process, the means, the conception of ways to allow acting and thinking simultaneously. This kind of reality-transforming research is called investigation-action. Occupying the Gaps is a work comprising three basic procedures: displacing, projecting, and intervening. Transitory Ruins investigates the transience of empty spaces generated by the process of gentrification, as well as both the formal and informal appropriations of those spaces. Counterwatch interacts with the world of watchmen and private security in the fortified enclaves of the metropolis. Square Meter notes the relation between the value of a square meter and the ways urban space is used. With the goal of emphasizing the process of building an urban intervention - and its most potent, subversive, and transformative aspects -, this work creates four textual voices that converse with the actions, prompting the experience of investigating-acting.
 
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ME_RODRIGO_ARAUJO.pdf (46.00 Mbytes)
Data de Publicação
2014-10-28
 
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