• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.16.2019.tde-10012019-163107
Documento
Autor
Nome completo
Giselle Boacnin Martins
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Taralli, Cibele Haddad (Presidente)
Almeida, Andréa de Souza
Claro, Mauro
Título em português
Hobjeto: a racionalização do móvel e do espaço doméstico.
Palavras-chave em português
Arranjo doméstico
Design brasileiro
Geraldo de Barros
História do mobiliário
Hobjeto
Resumo em português
A presente dissertação visa recuperar e analisar criticamente a trajetória da Hobjeto Indústria e Comércio de Móveis S.A., fundada por Geraldo de Barros e Antônio Bioni em meados da década de 1960, considerando a sua importância para a produção e disseminação do móvel e estilo modernos. A fim de possibilitar uma leitura crítica visando a compreensão sobre a contribuição da Hobjeto para o panorama sócio cultural e do design brasileiro, a dissertação parte do estudo da história de vida de Geraldo de Barros com foco em sua participação na Hobjeto com o desenho e produção industrial do móvel moderno, as características de seus produtos, o público alvo, os locais e formas de vendas, fatores estes conformadores de uma identidade coerente com os ideais do artista e designer que colaboraram para a difusão do móvel e estilo modernos ainda desconhecidos pela maioria da população. A dissertação adota procedimentos de resgate histórico e documental em fontes primárias e secundárias, a partir de levantamentos bibliográficos, iconográficos, de bases digitais, de depoimentos de protagonistas e personagens que vivenciaram o cotidiano da Hobjeto, a fim de construir o percurso da empresa para a compreensão de seu papel no panorama do design de mobiliário no Brasil.
Título em inglês
Hobjeto: the rationalization of furniture and domestic space.
Palavras-chave em inglês
Brazilian design
Domestic arrangement
Geraldo de Barros
History of furniture
Hobjeto
Resumo em inglês
The current research aims to recover and analyze critically the trajectory of Hobjeto Indústria e Comércio de Móveis S.A., founded by Geraldo de Barros and Antônio Bioni in the 1960s, considering your value for the production and propagation of modern furniture and style. In order to provide a critical reading aiming for the understanding about the Hobjeto's contribution to the cultural and Brazilian design panorama, the research starts with the study of Geraldo de Barros's life history focusing on his participation in Hobjeto with the design and industrial production of the modern furniture, the characteristics of its products, the target public, the places and forms of sales, factors that conform an identity consistent with the ideals of the artist and designer who collaborated to the diffusion of modern furniture and style still unknown by the majority of the population. The research adopts procedures of historical and documentary rescue in primary and secondary sources, based on bibliographical, iconographic, digital databases, testimonies of protagonists and characters who lived the daily life of Hobjeto, in order to build the company's path to the understanding of its role in the panorama of the furniture design in Brazil.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-01-30
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.