• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.16.2006.tde-24042007-145605
Documento
Autor
Nome completo
Pedro Francisco Rossetto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Lanna, Ana Lucia Duarte (Presidente)
Gitahy, Maria Lucia Caira
Saes, Flavio Azevedo Marques de
Título em português
A cidade do curto século vinte: uma história social do advento e difusão do padrão de casa urbana isolada no lote em Campinas como história da síntese (1917-1927) de um novo padrão de cidade
Palavras-chave em português
Campinas(SP)
Cidades
História
Resumo em português
O trabalho acompanha a difusão do padrão de casa isolada no lote. Essa difusão é a gradual constituição de um novo tecido, exclusivamente residencial, que envolve a antiga cidade. Crescentemente, a antiga cidade torna-se uma centralidade, até onde se vai, e desde onde se retorna, às residências dispersas em derredor. A difusão do padrão de casa urbana isolada é portanto afinal a transformação global de todo o aglomerado, desde um padrão dado como um conglomerado compacto de unidades covalentes a um padrão em que o antigo conglomerado deixa de sê-lo propriamente, tendendo a tornar-se um centro, em torno do qual gravita uma nebulosa residencial.
Título em inglês
The short-twentieth-century city: a social history of the outset and diffusion of the detached urban dwelling in Campinas as a history of the synthesis (1917-1927) of a new city pattern.
Palavras-chave em inglês
Campinas(SP)
Citys
History
Resumo em inglês
The text leans over the outset and diffusion of the pattern of detached urban dwelling in Campinas. The gradual diffusion of this new sort of urban dwelling is the gradual constitution of a new urban tissue, encompassing the existing city. The plot of previous city increasingly becomes a center, towards which one goes and from which one returns to the dwellings stretched around. The diffusion of the detached urban dwelling is then, by the end, the global reshape of the whole urban settlement, from a pattern where this settlement was given as a compact conglomerate of covalent unities to one where previous conglomerate ceases to exist as such, turning into a center around which gravitates a nebula of dwellings.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
dissertacao.pdf (5.44 Mbytes)
Data de Publicação
2009-03-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.