• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.16.2010.tde-15062010-114308
Documento
Autor
Nome completo
José Paulo Neves Gouvêa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Rocha, Angela Maria (Presidente)
Bueno, Beatriz Piccolotto Siqueira
Damiani, Amelia Luisa
Título em português
Cidade do mapa: a produção do espaço de São Paulo através de suas representações cartográficas
Palavras-chave em português
Cartografia
Mapas
Produção do espaço
Representações cartográficas
São Paulo (SP)
Urbanização
Resumo em português
A cartografia está diretamente vinculada à produção do espaço ao representá-lo e ao instrumentar sua produção. Essa ciência também está relacionada ao modo de produção, seja como produto social, seja como resposta à demandas sociais, políticas e econômicas específicas. O estudo dos mapas como mediações entre o espaço e a atividade social no espaço, leva a entender esses mapas como representações. O mapa, como representação cartográfica, se posiciona, dialeticamente, entre representado e representante, interpretando a realidade e interferindo na prática social, elaborando-se como ideologia e cientificidade. Ao entender essas representações como mediações necessárias ao mesmo tempo que retóricas, aprofunda-se a análise da cartografia da cidade de São Paulo e a sua relação com a produção do espaço urbano. As transformações ocorridas na cidade de São Paulo durante a segunda metade do século XIX estão relacionadas com a constituição da moderna propriedade da terra e com a instituição do trabalho livre assalariado. A produção cartográfica desse período está implicada com essas transformações, constituindo-se como um instrumento eficaz no auxílio à constituição do mercado imobiliário e na sujeição do trabalho ao capital.
Título em espanhol
Ciudad del mapa: la producción del espacio de São Paulo a través de sus representaciones cartograficas
Palavras-chave em espanhol
Cartografía
Mapas
Producción del espacio
Representaciones cartográficas
Urbanización
Resumo em espanhol
La cartografía está directamente enlazada a la producción del espacio al representarlo y al instrumentalizar su producción. Esa ciencia también está relacionada al modo de producción, sea como producto social, sea como respuesta a las demandas sociales, políticas y económicas específicas. El estudio de los mapas como mediaciones entre el espacio y la actividad social en el espacio, lleva a entender esos mapas como representaciones. El mapa, como representación cartográfica, se posiciona, dialécticamente, entre el representado y el representante, interpretando la realidad e interfiriendo en la práctica social, elaborándose como ideología y cientificidad. Al entender esas representaciones como mediaciones necesarias al mismo tiempo que ideológicas, se profundiza el análisis de la cartografía de la ciudad de São Paulo y su relación con la producción del espacio urbano. Las transformaciones ocurridas en la ciudad de São Paulo durante la segunda mitad del siglo XIX están relacionadas con la constitución de la moderna propiedad de la tierra y con la institución del trabajo libre asalariado. La producción cartográfica de ese período está implicada con esas transformaciones, constituyéndose como un instrumento eficaz en el auxilio a la constitución del mercado inmobiliario y en la sujeción del trabajo al capital.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2010-11-25
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.