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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.14.2019.tde-06082018-133254
Documento
Autor
Nome completo
Irineu Gomes Varella
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Leister, Nelson Vani (Presidente)
Coelho, Paula Rodrigues Teixeira
Valio, Adriana Benetti Marques
Título em português
O Sol: uma proposta de ensino
Palavras-chave em português
Astronomia Solar
Ensino de Astronomia
Física Solar.
Resumo em português
O Sol e a Lua são os astros mais acessíveis à observação quer pelas suas frequentes aparições no céu, quer pelos seus tamanhos aparentes pronunciados. Por essas razões, constituem-se em astros disponíveis ao estudo, atendendo aos cuidados necessários no caso de observações solares. Apesar disso, pouca ou nenhuma atenção é dada a eles pelos professores dos ensinos fundamental e médio deixando de utilizar observações que podem contribuir muito para o aprendizado e, ainda, despertar o interesse dos alunos pela ciência. Em particular o Sol, permite a exemplificação e a compreensão de diversos fenômenos estudados na física, na biologia, na geografia, na química assim como permite aplicações práticas da matemática geometria e trigonometria ministradas em sala de aula. Escolhemos levar aos professores e aos estudantes universitários um curso sobre astronomia e física solar abordando questões sobre o Sol algumas pouco discutidas nos livros, mesmo os de Astronomia com a finalidade de proporcionar material de aprendizado, estudo e discussão de temas da astronomia moderna. Neste curso básico, serão abordados: como se concluiu que o Sol é uma estrela; como foram determinados seus principais parâmetros físicos e astronômicos tais como a sua distância, o seu tamanho, a sua massa, sua temperatura e composição química, e sua estrutura interna; e como o Sol produz energia.
Título em inglês
The Sun: A Teaching Proposal
Palavras-chave em inglês
Astronomy Teaching
Solar Astronomy
Solar Physics
Resumo em inglês
The Moon and the Sun are the easiest celestial bodies to observe because their frequent appearance in the sky and their great apparent size. As a result, they are celestial bodies available to study, attending the essential cares regarding Sun observations. Nevertheless, teachers from elementary and high schools pay little or no attention to them and miss a great opportunity to use observations that might add a lot to the learning process and also to arouse students' attention to science. The sun, specially, allows to illustrate and to understand several points that students learn in physics, biology, geography, and chemistry, and still can have practical applications in mathematics geometry and trigonometry taught in the classroom. We chose to bring to teachers and university students a course about astronomy and solar physics approaching issues of the Sun some of them very little discussed even in astronomy books for the purpose of provide learning material about modern astronomy topics. This basic course will develop: how was it concluded that the Sun is a star; how was it determined its main parameters, such as its distance, its size, its mass, its temperature and its chemical composition, and its internal structure; and how does the Sun produce energy.
 
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Data de Publicação
2019-01-22
 
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