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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2017.tde-17102017-164040
Documento
Autor
Nome completo
Cibele Vegiato de Mello
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Almeida, Martinho Isnard Ribeiro de (Presidente)
Krakauer, Patricia Viveiros de Castro
Plonski, Guilherme Ary
Roque Filho, Mario Pereira
Título em português
O tempo no lançamento de produtos de informação
Palavras-chave em português
Administração de empresas
Eficiência organizacional
Estratégia organizacional
Inovação
Produtos novos
Resumo em português
Essa dissertação visa elaborar recomendações para agilizar o lançamento de novos produtos de informação em organizações de grande porte, com base em uma pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas.A seleção dos dezesseis entrevistados foi realizada procurando identificar três públicos diferentes: cinco gestores de novos produtos em empresas de grande porte, cinco gerentes de aceleradoras e seis empreendedores. Foram coletados fatos e impressões destas fontes e comparados com a bibliografia pesquisada.Foi constatado que o tempo é o fator primordial no lançamento de novos produtos e que este é inerente a todas as decisões relacionadas a fatores dos aspectos internos da empresa e do ambiente organizacional.As principais recomendações advindas da análise foram: quantificar o valor do tempo, de forma que as decisões comparativas entre o tempo e os aspectos burocráticos de um lançamento em uma grande empresa possam ser balizados; utilizar o produto mínimo viável (MVP) para validar a comercialização do novo produto; criar processos flexíveis, tendo em vista que é fundamental a experimentação com o mercado no momento de lançamento;valorizar a marca e os produtos já existentes no portfólio da empresa no lançamento, evidenciando as vantagens da corporação na comunicação; criar parcerias e incentivar a inovação aberta para não depender apenas do crescimento orgânico; incentivar o envolvimento de colaboradores com o projeto do novo produto, de modo interdepartamental, criando possibilidades de job rotatione adequando a composição da equipe a cada fase do projeto; alocar recursos específicos a cada novo produto, para evidenciar prazos claros e evitar as necessidades burocráticas comuns a grandes empresas; incentivar a mentoria entre dirigentes da empresa e a equipe do novo produto; entender o problema do cliente como o ponto de partida do lançamento; usar métricas ao longo de todo o processo da inovação para avaliar o atingimento dos objetivos e o direcionamento correto das ações.
Título em inglês
Timing information product launches
Palavras-chave em inglês
Business management
Innovation
New products
Organizational efficiency
Organizational strategy
Resumo em inglês
This dissertation aims to elaborate recommendations to accelerate the launch of new information products in large organizations. This research was based on a bibliographical research and semi-structured interviews. The selection of the sixteen interviewees was carried out in order to identify three different audiences: five managers of new products in large companies, five managers of accelerators and six entrepreneurs. The collected facts and impressions from these sources were compared with the bibliography. It was found that time is the primary factor in the launch of new products and that it is inherent in all decisions related to internal aspects of the company and the organizational environment. The main recommendations of the analysis were to: quantify the value of time, in order to validate comparative decisions between the time and the bureaucratic aspects of a launch in a large company; use the minimum viable product (MVP) to validate the new product; create flexible procedures, since market experimentation is fundamental at the time of launch; leverage the brand and the products already existing in the portfolio, highlighting their advantages in the communication; create partnerships and encourage open innovation not to rely solely on organic growth; encourage the involvement of employees in the new product design, in an interdepartmental manner, creating possibilities of job rotation and adjusting the composition of the team to each phase of the project; allocate specific resources to the new product showing clear deadlines and avoiding the bureaucratic needs common to large companies; encourage mentoring between company managers and the new product team; understand the customer's problem as the starting point of the launch; use metrics throughout the innovation process to assess achievement of each objectives.
 
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CorrigidaCibele.pdf (1.24 Mbytes)
Data de Publicação
2017-11-13
 
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