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Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Alini Dal Magro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Crescitelli, Edson (Presidente)
Guissoni, Leandro Angotti
Shiraishi, Guilherme de Farias
Figueiredo, Júlio César Bastos de
Título em português
Tecnologias digitais na educação: avaliação de uma plataforma de ensino online, a partir da abordagem de modelos pedagógicos e aprendizagem significativa
Palavras-chave em português
Aprendizagem significativa
Educação a distância
Lei da Aprendizagem
Modelos pedagógicos na educação a distância.
Resumo em português
A evolução das tecnologias impulsionou novas descobertas e alterações no setor educacional. Formar crianças e jovens para superar os desafios do século vigente requer o desenvolvimento de um conjunto de competências necessárias para aprender, viver, conviver e trabalhar em um mundo cada vez mais complexo. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo avaliar os impactos da implementação de uma nova arquitetura pedagógica no projeto Melhor Aprendiz II, a partir da abordagem dos modelos pedagógicos e aprendizagem significativa. Para o alcance do objetivo proposto, foi realizada revisão bibliográfica sobre a educação no século XXI, educação a distância, modelos pedagógicos na educação a distância e aprendizagem significativa. O método adotado contou com o estudo de caso único do projeto Melhor Aprendiz II, cujos dados foram coletados e catalogados por meio de entrevistas e focusgroupcom os principais envolvidos, além da legislação e de documentos fornecidos pela SOMOS Educação. A análise foi realizada com base em dados de Miles, Huberman e Saldaña (2014), que foram coletados, condensados, exibidos e, por fim, elaboradas as conclusões. Entre os principais resultados encontrados, percebeu-se que a implementação de uma nova arquitetura pedagógica no projeto Melhor Aprendiz II gerou impactos a partir da abordagem dos modelos pedagógicos e aprendizagem significativa. Do ponto de vista de conteúdo, a implementação de novos conteúdos e a preocupação com qualidade estimulou a aprendizagem de maneira significativa. Adicionalmente, notou-se que a escolha do aluno em aprender está diretamente relacionada ao seu conhecimento prévio. Constatou-se, ainda, que a autorregulação do aluno aumenta sua vontade de aprender, o que também é impulsionado pela utilização de material significativo e aulas estruturadas. Por fim, do ponto de vista dos aspectos tecnológicos, auferiu-se que a plataforma apresenta inúmeras funcionalidades que são valorizadas por alunos e tutores, contudo, é necessário que sejam realizados treinamentos e capacitações sobre a utilização da plataforma.
Título em inglês
Digital technologies in education: evaluation of a plataform of on-line education, from the approach of pedagogical models and significant learning
Palavras-chave em inglês
Distance education
Pedagogical models in distance education
Significant learning
Resumo em inglês
The evolution of technologies has fueled new discoveries and changes in the education sector. Preparing children and young people to overcome the challenges of the current century requires the development of a set of skills for learning, living, working and getting along with others in an increasingly complex world. In this sense, the goal of this study is to evaluate the impacts of the implementation of a new pedagogic architecture for "MelhorAprendiz" Project. In order to reach the proposed objective, a bibliographical review on education in the 21st century was carried out, focusing as distance education, pedagogical models in distance education, and meaningful learning. The single case study focused on the "MelhorAprendiz" project, whose data were collected and catalogued through interviews and focus groups with the main stakeholders, in addition to the legislation and documents provided by SOMOS Education. Data analysis used the method of Miles, Huberman, &Saldaña (2014), which provided a framework for collecting, condensing, displaying and elaborating conclusions. Among the main results, we noticed that the implementation of a new pedagogical architecture for "MelhorAprendiz" project generated impacts based on pedagogical models and significant learning. In terms of content, both the implementation of new content and the concern with quality have generated learning in a meaningful way. Additionally, we observed that the students' choices in learning are directly related to their previous knowledge. We found that self-regulation increases students' will to learn, which is also driven by the use of significant material and structured classes. Finally, from a technological point of view, data has shown that the platform displays many functionalities that are valued by students and tutors. However, platform use training is required.
 
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OriginalAlini.pdf (1.36 Mbytes)
Data de Publicação
2017-12-18
 
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