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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.12.2012.tde-26092012-193845
Documento
Autor
Nome completo
Tiago Fischer Ferreira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Toledo, Geraldo Luciano (Presidente)
Claro, Danny Pimentel
Machado Filho, Cláudio Antonio Pinheiro
Polo, Edison Fernandes
Spers, Eduardo Eugenio
Título em português
Posicionamento competitivo em economias de redes: uma aplicação do modelo delta em mercados de baixa diferenciação
Palavras-chave em português
Marketing estratégico
Modelo Delta
Posicionamento
Resumo em português
O presente estudo foi realizado com o objetivo compreender os fatores críticos inerentes ao sucesso de organizações detentoras de portfólios com baixa agregação de valor ou diferenciação perante a concorrência, na implementação de posicionamentos competitivos distintos daqueles trabalhados pela administração estratégica para empresas de produtos "commoditizados", como liderança em custo, por exemplo. Para isso, desenvolveu-se uma revisão da literatura a respeito de administração estratégica, marketing estratégico, gestão em redes de relacionamento e posicionamento competitivo. Mais especificamente focou-se no Modelo Delta, como parâmetros conceituais de verificação dos possíveis fatores que levam as empresas com baixa diferenciação intrínseca de seus produtos a buscarem diferenciação perante a concorrência por meio de serviços, relacionamento/intimidade ou parcerias na rede de relacionamento, adquirindo, com isso, ganhos acima da média. Propõe-se um esquema analítico baseado nos princípios de posicionamento competitivo sugeridos pelo Modelo Delta, como ferramental de análise. O estudo é ainda complementado por uma verificação empírica por meio de um estudo de caso de uma organização química focada no mercado de baixa diferenciação de produtos. Ao final, pretende-se contribuir com o conhecimento e a atuação das organizações, no que tange ao Posicionamento Competitivo e à gestão de redes, propondo uma análise diferenciada de estratégias possíveis em mercados "commoditizados".
Título em inglês
Competitive positioning in networks economies: a delta model aplication in minimal differentiation market
Palavras-chave em inglês
Competitive positioning
Delta model
Network management
Strategic administration
Resumo em inglês
The present study was aimed to understand the critical factors inherent to the success of organizations with low added value portfolios or differentiation from the competitors, on the implementation of competitive positioning, distinct than those worked by strategic management for "commoditized" product companies, as cost leadership, for instance. For this purpose, a review of the literature was developed on the following subjects: strategic management, strategic marketing, relationship management and competitive positioning. More specifically focused on the Delta Model parameters such as conceptual verification of the possible factors that lead companies with low intrinsic differentiation of their products to seek differentiation from the competition through services, relationship or partnerships, acquiring thereby gains above average. It proposes an analytical framework based on the principles suggested by the competitive positioning of Delta Model, as an analysis tool. The study is complemented by an empirical verification through a case of a chemical organization focused on low differentiation market. At the end, the intention is to contribute to the knowledge and performance of organizations, in regard to competitive positioning and management of networks, offering a differentiated analysis of possible strategies in "commoditized" markets.
 
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Data de Publicação
2012-10-10
 
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