• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.12.2012.tde-21012013-183629
Documento
Autor
Nome completo
Andréa de Paiva Gonçalves
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Correa, Hamilton Luiz (Presidente)
Machado Filho, Cláudio Antonio Pinheiro
Prado, Edmir Parada Vasques
Reinhard, Nicolau
Silveira, Gutenberg de Araújo
Título em português
Análise das relações entre governança corporativa e governança de tecnologia da informação em organizações brasileiras
Palavras-chave em português
Avaliação de desempenho organizacional
Governança corporativa
Tecnologia da informação
Resumo em português
Com o aumento da complexidade dos negócios fica claro que mecanismos de governança corporativa são necessários para proteger os investidores e os sistemas financeiros dos países. Neste ambiente de complexidade crescente as organizações fazem uso da tecnologia da informação (TI) para dar suporte e auxiliar no controle de seus negócios. Desta forma, as empresas precisam ampliar a governança corporativa já exercida nas áreas de negócio para a área de TI por meio de um modelo de governança de TI. Este estudo se justifica diante da relevância da relação entre governança corporativa e governança de TI nas organizações, visto que se observa o surgimento da necessidade de recorrer a modelos e ferramentas que auxiliem no estabelecimento desta relação, garantindo o retorno sobre os investimentos realizados na área de TI e avaliando as vantagens que o uso da tecnologia pode trazer às organizações. Como principal objetivo, este estudo buscou identificar as relações entre os níveis de maturidade de governança corporativa e de governança de tecnologia da informação em organizações que atuam no Brasil. Para tanto, foram elaborados índices para mensurar o nível de maturidade da governança corporativa (IGOVCORP) e da governança de TI (IGOVTI). Adicionalmente, a base de dados foi segmentada em 3 grandes grupos para verificar as possíveis relações, obedecendo as seguintes condições: IGOVCORP = IGOVTI; IGOVCORP > IGOVTI e IGOVCORP < IGOVTI. Além disso, foi possível descrever as características organizacionais de cada um destes grupos. A pesquisa abrangeu 107 empresas que atuam no Brasil e o modelo da pesquisa foi construído a partir da uma revisão teórica sobre os temas governança corporativa e governança de TI. Os dados foram coletados por meio de questionário de autopreenchimento e foram tratados e analisados estatisticamente. Como resultados esta pesquisa comprovou a correlação entre IGOVCORP e IGOVTI e verificou que mais de metade das empresas estudadas apresentou nível de maturidade da governança de TI maior do que o nível de maturidade de governança corporativa, contrariando grande parte dos estudos identificados durante a elaboração do arcabouço teórico desta tese e fornecendo indícios de que a governança de TI não se apresenta na prática como um reflexo ou subconjunto da governança corporativa.
Título em inglês
Analysis of relationship between corporate governance and information technology governance in Brazilian organizations
Palavras-chave em inglês
Corporate governance
Governance of information technology
Maturity levels
Resumo em inglês
With the increase on business complexity it's clear that mechanisms of corporate governance (CG) are needed to protect investors and the financial systems of the countries. In this environment of increasing complexity, organizations make use of information technology (IT) to provide support and assist in the leverage and in the control of their business. Therefore companies need to extend corporate governance already exercised in the business areas to the IT area through a model of IT governance. This study was justified by the importance of understanding the relation between corporate governance and IT governance on the organizations, considering that it's observed the emergence of the need for models and tools to assist in the establishment of this relationship, ensuring return on investments in the IT area and evaluating the advantages that the use of technology can bring to organizations. As main objective, this study tried to identify the relationship between corporate governance and governance of information technology maturity in organizations that operate in Brazil. For that indices were designed to measure the maturity level of corporate governance (IGOVCORP) and IT Governance (IGOVTI) and to check their possible relationships, the database was segmented into 3 main groups according to the following conditions: IGOVCORP = IGOVTI; IGOVCORP> IGOVTI and IGOVCORP
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-04-11
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.