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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.12.2019.tde-17012019-152606
Documento
Autor
Nome completo
Larissa de Paiva Almeida
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Hourneaux Junior, Flávio (Presidente)
Borini, Felipe Mendes
Cezarino, Luciana Oranges
Treff, Marcelo Antonio
Título em português
A relação entre aprendizagem organizacional e centros de excelência: um estudo no Brasil e nos Estados Unidos
Palavras-chave em português
Aprendizagem organizacional
Centro de excelência
Competências
Resumo em português
Este estudo visa analisar a relação entre Aprendizagem Organizacional (AO) e Centro de Excelência (CoE), através de um estudo de caso em uma multinacional do setor de Tecnologia da Informação nos Estados Unidos (matriz) e no Brasil (filial), para validar as seguintes hipóteses: a) AO afeta positivamente CoE; e b) a condição de matriz ou subsidiária afeta a relação entre a AO e CoE. Para a formação de um Centro de Excelência é fundamental ter uma estrutura de Aprendizagem Organizacional efetiva, que promova troca de competências que possam agregar valor para a empresa, e que possibilite que elas sejam compartilhadas entre as unidades da organização. Apesar da importância estratégica desses temas para alavancar a vantagem competitiva das empresas, ainda há poucos estudos na literatura acadêmica que os relacionam, havendo uma lacuna ainda maior quanto à metodologia quantitativa. Sendo assim, foi feito um estudo de caso quantitativo, com o uso de Survey, em que foram analisadas as respostas de 91 funcionários através de equações estruturais, usando o software SmartPLS. Os resultados evidenciam a influência positiva de Aprendizagem Organizacional em Centro de Excelência, sendo que há alguns subprocessos de AO que apresentaram uma alta significância nessa influência. Não foram encontradas evidências que confirmem a moderação da condição de matriz ou subsidiária nessa relação
Título em inglês
The relationship between organizational learning and centers of excellence: a case study in an American company with subsidiary in Brazil
Palavras-chave em inglês
Center of Excellence
Competences
Organizational learning
Resumo em inglês
This study aims to analyze the relationship between Organizational Learning (OL) and Center of Excellence (CoE), through a case study in an information technology multinational in the United States (headquarters) and in Brazil (subsidiary), to validate the following hypotheses: a) OL positively affects CoE; and b) the matrix or subsidiary condition affects the relationship between OL and CoE. In order to form a Center of Excellence, it is essential to have an effective Organizational Learning structure that promotes the exchange of competences that can add value to the company and that allow them to be shared among the units of the organization. Despite the strategic importance of these themes to leverage the competitive advantage of companies, there are still few studies in the academic literature that relate them, and there is an even larger gap regarding quantitative methodology. Thus, a quantitative case study was done using Survey, in which the responses of 91 employees were analyzed through structural equations using the SmartPLS software. The results evidenced the positive influence of Organizational Learning in a Center of Excellence, and there are some subprocesses of OL that presented a high significance in this influence. No evidence was found to confirm the moderation of the condition of matrix or subsidiary in this relation
 
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CorrigidoLarissa.pdf (5.04 Mbytes)
Data de Publicação
2019-01-30
 
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