• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.12.2006.tde-15052007-100509
Documento
Autor
Nome completo
João Paulo Leonardo de Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Porto, Geciâne Silveira (Presidente)
Galina, Simone Vasconcelos Ribeiro
Oliveira Neto, Jose Dutra de
Título em português
Ambientes virtuais de aprendizagem e mapas conceituais: um estudo exploratório com alunos do curso de administração de empresas da FEA-RP/USP
Palavras-chave em português
Administração de Empresas
Educação a distância
Gestão da Inovação
Mapas Conceituais
Resumo em português
Este estudo teve por finalidade analisar a utilização de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como apoio ao processo de ensino e aprendizagem para a disciplina presencial de Gestão da Inovação, oferecida aos alunos do curso de Administração de Empresas da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Tal proposta foi baseada no ambiente educacional Teleduc, integrado a alguns recursos multimídias, com o apoio de um mapa conceitual. Foram utilizadas tanto a pesquisa qualitativa, com abordagem exploratória, quanto a quantitativa, com abordagem descritiva. O método utilizado na pesquisa exploratória foi baseado em um estudo de caso, utilizando-se da técnica de entrevistas em profundidade, que possibilitou um melhor conhecimento do problema estudado. Como método da pesquisa descritiva foi utilizado o levantamento realizado por meio de um questionário estruturado de avaliação de satisfação, aplicado a uma turma de alunos de graduação do curso de Administração de Empresas, universo deste estudo. Inicialmente, foi concebido um modelo conceitual do sistema de apoio, sendo desenvolvida sua arquitetura. Nessa etapa, foi construído um mapa conceitual de um dos tópicos da disciplina em foco. Tanto a arquitetura do sistema, quanto o mapa conceitual, foram avaliados por professores e especialistas. Posteriormente, foram definidos as ferramentas e os recursos tecnológicos necessários para o desenvolvimento e aplicação do ambiente proposto e a forma pela qual o sistema pré-concebido deveria se relacionar com a disciplina existente. Por fim, um protótipo de ambiente virtual de aprendizagem foi desenvolvido e efetivamente utilizado junto a população deste estudo.
Título em inglês
Electronic learning system and conceptual maps: a study applied to students of the course of business administration
Palavras-chave em inglês
Conceptual map
Electronic learning system
Management of the innovation
Resumo em inglês
This study analyze the use of a electronic learning system as support to presencial discipline of Management of the Innovation, offered to course of Business Admnistration?s students of Economy, Administration and Accounting Ribeirão Preto College which makes part of University of São Paulo. The proposal was based on the electronic learning system Teleduc, integrated to some resources multimedia, with the support of a conceptual map. This study used in such a way the qualitative research, how much the quantitative one. The method used in the qualitative research was based on a case study, using the interviews technique, that made possible a better knowledge about studied problem. As method of the descriptive research the survey was used, applied to a students? group that belongs to graduation of the course of Business Admnistration, universe of this study. Initially, a conceptual model support?s system was conceived, being developed its architecture. In this stage, a conceptual map one of topics was constructed of disciplines in focus. The architecture of the system, and the conceptual map, had been evaluated by professors and specialists. Later on, the tools and all necessary technological resources for the development and application of the considered environment had been defined and the way which the conceived system would have to related with discipline existing. Finally, a virtual environment archetype of learning was developed and effectively used together the population from this study.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2007-05-16
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • OLIVEIRA, J. P. L., e PORTO, G. S. A cadeia produtiva do setor de equipamentos médicos, hospitalres e odontológicos no Brasil e a formação de clusters. In XXVIII ENANPAD - Encontro Nacional da ANPAD, Curitiba, 2004. XXVIII ENANPAD 2004., 2004.
  • OLIVEIRA, J. P. L., e PORTO, G. S. A formação de cluster no setor de equipamentos médicos, hospitalares e odontológicos no Brasil. In XXIII Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, Curitiba, 2004. XXIII Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica., 2004.
  • OLIVEIRA, J. P. L., e PORTO, G. S. Proposta de uma Ferramenta de Apoio para a Disciplina Presencial de Gestão da Inovação de um Curso de Graduação. In XI Congresso da ALTEC- Asociación Latino-Americana de Gestión Tecnológica, Salvador, 2005. ALTEC 2005: Innovación Tecnológica, Cooperación y Desarrollo., 2005.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.