• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2017.tde-13062017-153450
Documento
Autor
Nome completo
Leonardo Fabris Lugoboni
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Correa, Hamilton Luiz (Presidente)
Cunha, Júlio Araújo Carneiro da
Hourneaux Junior, Flávio
Minciotti, Silvio Augusto
Parisi, Cláudio
Título em português
A relação entre os sistemas de gestão por indicadores e o desempenho das instituições de ensino superior
Palavras-chave em português
Desempenho organizacional
Indicadores de desempenho
Instituições de ensino
Resumo em português
Esta pesquisa analisa a influência dos indicadores no desempenho das Instituições de Ensino Superior. Para isso, foi realizado uma pesquisa em duas etapas. Na primeira, identificou-se na literatura um conjunto de indicadores e dimensões que foram submetidos a onze especialistas em ensino e gestão de desempenho. Desta etapa resultou um dashboard composto por nove dimensões e 67 indicadores. Em uma segunda etapa, foi realizado um survey com 109 instituições de ensino, utilizando estes indicadores. Como resultados, todos os especialistas ressaltaram a importância da gestão de desempenho para o atingimento dos resultados e objetivos estratégicos, assim como as principais relações de causa e efeito. A partir do survey realizado, o estudo apresenta, por meio dos testes qui-quadrado, de regressão logística múltipla e de análise de correspondência múltipla associações entre o IGC da instituição e a presença, a importância e a forma como os gestores usam os indicadores. Analisando conjuntamente a presença, a importância e o uso dos indicadores na tomada de decisão, percebe-se que apenas dois indicadores - vínculo a programas internacionais (em sua unidade ou fora dela) e alunos que fazem mais de um curso (fidelização) - mostraram-se associados ao IGC em todas as análises estatísticas. Analisado as dimensões, apenas "Acadêmico", "Sociedade/extensão" e "Financeiro" não se mostraram associadas ao IGC em pelo menos uma análise. As dimensões "Internacionalização e Pesquisa", "Aluno/Cliente" e "Mercado" foram as dimensões que se apresentaram mais associadas ao IGC, o que ocorreu em no mínimo 50% dos testes realizados. Do ponto de vista gerencial, esta pesquisa apresenta um dashboard de gestão para instituições de ensino superior. Destaca-se a apresentação de indicadores e dimensões para se gerenciar uma instituição de ensino e a forma como esses indicadores e dimensões estão associados ao IGC.
Título em inglês
The relationship between management systems by indicators and the performance of high education institutions
Palavras-chave em inglês
Educational institutions
Organizational performance
Performance indicators
Resumo em inglês
The aim of this research is to analyze the influence of performance indicators on the performance of High Education Institutions. For this, the research's been organized in two different stages. For the first stage, a set of indicators and dimensions were identified in the literature which were submitted to eleven specialists in teaching and performance evaluation. As result, this stage led to a dashboard composed of nine dimensions and 67 indicators. In the second stage, a survey was carried out with 109 educational institutions, using the 67 indicators. In the result, all experts emphasized the importance of performance management to achieve strategic results and goals, as well as the main relationships of cause and effect. From the survey conducted, the study presents, through chi-square tests, multiple logistic regression and multiple-correspondence analysis, the associations between the IGC of the institution and the presence, importance and the way managers use the indicators. By analyzing the presence, importance and use of the indicators in a whole, in the decision-making process, what can be noted is that only two indicators - international programs links (same institutions or partnership) and students enrolled to more than one course (loyalty) were associated to IGC in all statistical analyzes. Analyzing the dimensions, only "Academic", "Society / extension" and "Financial" were not shown to be associated with the IGC in at least one analysis. The dimensions "Internationalization and Research", "Student / Customer" and "Market" were the most associated dimensions with the IGC, which occurred in at least 50% of the performed tests. From an administrative point of view, this research presents a management dashboard for high education institutions. It is worth to highlight the presentation and dimensions of indicators to manage an educational institution and the way these indicators and dimensions are associated with the IGC.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
CorrigidoLeonardo.pdf (3.32 Mbytes)
Data de Publicação
2017-06-23
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.