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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.12.2008.tde-08102008-141018
Documento
Autor
Nome completo
Rodrigo Alexandre Gedra Alvarez
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Angelo, Claudio Felisoni de (Presidente)
Chiappin, Jose Raimundo Novaes
Lage, Beatriz Helena Gelas
Título em português
Marca-país: uma leitura das imagens do Uruguai na França e da Letônia no Brasil e as influências dos fatores Mercosul e União Européia para este processo de percepção
Palavras-chave em português
Administração pública
Cultura
Estereótipos (Psicologia)
Reputação
Resumo em português
Este trabalho pretende, sob a ótica das mais recentes descobertas no campo da identidade das nações, estudar como os conceitos de estereótipo e de reputação são observados e aplicados à realidade dos países, além de avaliar o papel que algumas organizações internacionais desempenham no processo cognitivo de construção do entendimento sobre regiões distantes e, por vezes, pouco conhecidas das pessoas. Para atingir este intento, o experimento realizado adota, como método, o instrumento de mensuração da imagem de países criado por Passow, Fehlmann e Grahlow. Às descobertas destes autores, foram introduzidas algumas modificações para possibilitar a inclusão de uma âncora. Objetiva-se conhecer a imagem desfrutada pelo Uruguai sob o ponto de vista de cidadãos franceses e a imagem desfrutada pela Letônia sob o ponto de vista de cidadãos brasileiros, bem como verificar se suas percepções sobre tais nações podem ser alteradas pela influência das âncoras Mercosul e União Européia. As análises do teste empírico dividem-se em três partes. As duas primeiras versam sobre a comparação, para um mesmo país, dos grupos que responderam o formulário com e sem a âncora, o que se viabiliza por meio de testes de igualdade de média e de variância e pela análise da participação porcentual de cada nota para o conjunto que compõe o retrato final desenhado pelos participantes da pesquisa. Por fim, é feito um cotejo entre o Uruguai e a Letônia, a fim de conhecer qual das nações goza de uma melhor imagem junto aos entrevistados nas dimensões: física, ambiente para negócios, econômica, liderança, cultural, social e emocional. O gerenciamento da imagem de um país, enfatizando seus aspectos positivos e amenizando os efeitos de pontos negativos, passa necessariamente pela sua detecção e entendimento, podendo lhe gerar como benefício uma melhora na qualidade dos relacionamentos com o resto do globo.
Título em inglês
Mark-country: a reading of the images of Uruguay in France and the Letônia in Brazil and the influences of the factors Mercosul and European União for this process of perception
Palavras-chave em inglês
Business administration public
Culture
Reputation
Stereotypes (Psychology)
Resumo em inglês
The scope of this paper is to study, from the perspective of the latest studies on national identity, how the concepts of stereotype and reputation are taken into account and applied to the countries reality, further assessing the role played by some international organizations in the cognitive process of acquiring knowledge of remote regions which may also be, occasionally, poorly known by the people. In order to attain this aim, the method adopted by the conducted experiment is the instrument for measuring countries image, developed by Passow, Fehlmann e Grahlow. Some modifications were introduced to these authors discoveries so that an anchor could be included. The purpose is to learn of Uruguays image from the point of view of French citizens and of Latvias image from the point of view of Brazilian citizens, as well as examine if their perception of such nations can be altered by the influence of Mercosur and European Union anchors. The analyses of the empirical test are divided in three parts: The first two deal with the comparison, for the same country, between the groups that responded to the form with and without the anchor, which is made feasible by means of mean and variance equality tests and by analyzing the percentage of relevance of each grade for the set which establishes the final panel drawn by the participants of this research. Finally, a comparison between Uruguay and Latvia is made by way of knowing which nation enjoys a better image in the respondents point of view in terms of: physical characteristics, environment for business, leadership, and economic, cultural, social and emotional aspects. Managing a countrys image, by emphasizing its positive features and mitigating the effects of negative subjects, is strictly related to the detection and understanding of such matters, what can bring as benefit the improvement of the nations relationships worldwide.
 
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Data de Publicação
2008-10-10
 
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