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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2016.tde-21032016-131704
Documento
Autor
Nome completo
Ana Paula Melo da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Madeira, Ricardo de Abreu (Presidente)
Barros, Ricardo Paes de
Estevan, Fernanda Gonçalves de La Fuente
Título em inglês
Gender, Skills and Educational Outcomes
Palavras-chave em inglês
Economics of education
Economics of personality
Educational outcomes
Gender
Non-cognitive skills
Statistical decomposition
Resumo em inglês
Why do girls and boys perform differently in school? In this paper, we examine the gender gap in educational achievement for Language and Mathematics using a novel dataset of 10,000 students in the Public School System of Sao Paulo, Brazil. The broad set of available information allows us to test the relative importance of skills and incentives to schooling on the educational outcomes of boys and girls. We summarize a unique socioemotional profile of boys and girls in Brazil and find significant gender differences in skills and incentives to schooling. Performing a decomposition exercise, we find that the gender gap in educational outcomes is significantly explained by differences in the levels of observed inputs, especially incentives to schooling. We bring new evidence on the importance of incentives to schooling in explaining the gender differences in both classroom grades in standardized test scores.
Título em português
Gênero, habilidades e resultados educacionais
Palavras-chave em português
Decomposição estatística
Desempenho educacional
Economia da educação
Economia da personalidade
Gênero
Habilidades não-cognitivas
Resumo em português
Por que meninas e meninos têm desempenhos diferentes na escola? Nesta pesquisa, vamos examinar as disparidades de gênero no desempenho escolar em Linguagem e Matemática utilizando um novo conjunto de dados de 10.000 alunos do Sistema Público de Ensino de São Paulo, Brasil. O amplo conjunto de informações disponíveis nos permite testar a importância relativa das competências socioemocionais e incentivos à educação sobre os resultados educacionais de meninos e meninas. Nós traçamos um perfil socioemocional único de meninos e meninas no Brasil e encontramos diferenças de gênero significativas nas habilidades e incentivos à educação. Realizando um exercício de decomposição, descobrimos que a diferença de gênero nos resultados educacionais é significativamente explicada pelas diferenças nos níveis de insumos observados, especialmente incentivos à educação. Ainda, encontramos novas evidências sobre a importância dos incentivos à educação para explicar as diferenças de gênero em notas de sala de aula e resultados de testes padronizados.
 
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Data de Publicação
2016-03-24
 
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