• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.12.2014.tde-11032015-143729
Documento
Autor
Nome completo
Leopoldo Millan Gutierre
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Madeira, Gabriel de Abreu (Presidente)
Assunção, Juliano Junqueira
Nakane, Márcio Issao
Título em português
Um estudo da evolução recente de crédito e poupança no Brasil a partir de um modelo estrutural
Palavras-chave em português
Crédito
Econometria
Sistema financeiro - Brasil
Resumo em português
A última década foi singular para o mercado de bancário brasileiro devido às diversas melhorias institucionais que se refletiram em uma forte expansão do crédito. Compreender quais foram os canais dessa expansão e o quanto impactaram o mercado tem sido uma questão recorrente na literatura econômica sobre o Brasil. Nesse trabalho investigamos em que medida um modelo de poupança precaucionária, com crescimento da renda e com agentes heterogêneos é capaz de replicar dados municipais agregados. Para tanto, olhamos os totais municipais de crédito/poupança e renda e estimamos parâmetros do modelo a partir de um estimador de momentos. Como resultado, encontramos que, além da incerteza sobre a renda, as principais variáveis para se compreender a expansão do crédito no Brasil foram, em ordem de importância, o aumento do acesso ao crédito e o afrouxamento da restrição de crédito. Além disso, em concordância a uma extensa literatura sobre as relações entre consumo e poupança, encontramos que o motivo precaucionário também se destaca como principal motivo para se poupar no Brasil, na medida em que a incerteza sobre a renda é o parâmetro que destacadamente influencia o estoque de poupança. Encontramos também que um modelo com taxas de juros distintas para poupança e crédito se ajusta melhor à realidade brasileira do que um modelo com uma única taxa.
Título em inglês
A study of the recent evolution of savings and credit in Brazil using a structural model
Palavras-chave em inglês
Credit
Econometrics
Financial system
Resumo em inglês
The last decade was unique to the Brazilian banking market due to several institutional improvements that were reflected in a strong expansion of credit. Understand what were the channels of this expansion and how they impacted the market has been a recurring issue in the economic literature about Brazil. In this paper we investigate to what extent a model of precautionary savings, with income growth and heterogeneous agents are able to replicate aggregated municipal data. For this we look at the total municipal credit/savings and income and estimate model parameters from an estimator of moments. As a result, we find that in addition to uncertainty about income, the key variables to understand the expansion of credit in Brazil were, in order of importance, increasing access to credit and the loosening of credit restrictions. Furthermore, in accordance to an extensive literature on the relationship between consumption and savings, we find that the precautionary motive also stands as the main reason to save in Brazil, to the extent that uncertainty about income is the parameter that influences prominently stock of savings. We also found that a model with different interest rates for savings and loan adjusts better to the Brazilian reality than a model with a single rate.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2015-03-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.