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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.12.2014.tde-24092014-153834
Documento
Autor
Nome completo
Esmael Almeida Machado
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Afonso, Luis Eduardo (Presidente)
Alonso, Katia Morosov
Colauto, Romualdo Douglas
Cornacchione Junior, Edgard Bruno
Gouvea, Maria Aparecida
Título em português
Desempenho acadêmico e satisfação dos estudantes na modalidade EaD: um estudo comparativo entre concluintes dos cursos de Ciências Contábeis e Administração
Palavras-chave em português
Avaliação da aprendizagem
Educação a distância
Estudantes universitários
Inovações tecnológicas
Resumo em português
Os modelos de Educação a Distância (EaD) agregam um elemento adicional ao processo de ensino-aprendizagem: a adoção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Pesquisas têm explorado a sua presença em cursos EaD, porém com excessivo enfoque em fatores antecedentes e determinantes do seu uso, negligenciando os resultados dele decorrentes. A utilização das TIC é investigada nesta tese no que concerne à satisfação do estudante, tendo por certo que é indissociável da EaD, e como esse recurso implica no desempenho acadêmico, tomando por base o que exibe a literatura. Isto significa dizer que os resultados de aprendizagem decorrem do modelo de EaD e não de uma tecnologia específica, como sistemas de e-learning. Assim, foi conduzido um estudo ex post facto partindo de um recorte transversal com objetivo de compreender como a satisfação do estudante com a modalidade EaD está associada ao seu desempenho acadêmico. Foi adotada uma estratégia mixed methods, por meio de survey e archival, para que um banco de dados original fosse construído e empregado nos cálculos. Esta combinação foi analisada com enfoque quantitativo. Desse modo, a partir de uma extração especial dos microdados do ENADE 2012, fornecida pelo INEP, os registros relativos a 39.190 estudantes na modalidade EaD dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Turismo e Economia foram concatenados às 5.087 respostas válidas de uma survey conduzida por meio de um questionário eletrônico. Após a identificação de correspondência entre os registros destas duas bases de dados, as relações entre a satisfação e o desempenho acadêmico de 4.529 alunos da amostra foram analisadas. Uma Modelagem por Equações Estruturais com estimação por Mínimos Quadrados Parciais (MEE PLS-PM) permitiu inferir pela validade nomológica dos construtos. O modelo teórico proposto ajustou-se de forma satisfatória à percepção da amostra quanto a sua experiência com a EaD, inclusive pela validação cruzada conduzida pari passu a Multi-group Analysis (MGA) entre os grupos de estudantes de Administração e Ciências Contábeis. Entre os resultados, destaca-se que as hipóteses de associação positiva entre a satisfação com a Interatividade e com o Desempenho e os resultados de aprendizagem do estudante foram sustentadas. Por sua vez, as evidências empíricas não foram suficientes para sustentar a hipótese concernente à satisfação no âmbito da Formação, dado que a relação observada foi negativa. O teste t de Smith-Satterthwaite entre estudantes de Administração e Ciências Contábeis exibiu diferenças significativas quanto a estas associações. Esta evidência permitiu concluir que a variância explicada do Desempenho Acadêmico foi superior entre os estudantes de Administração (R² = 0,124) devido à interveniência da Interatividade (? = 0,092) proporcionada pelas IES que ofertam este curso. Contrapondo este resultado, os indícios encontrados permitem inferir que a satisfação com o Desempenho foi superior entre os estudantes de Ciências Contábeis (? = 0,155). Além disso, estes estudantes apresentaram melhor desempenho médio na Nota Geral no ENADE. Porém, o coeficiente de determinação relativo aos seus resultados de aprendizagem foi inferior (R² = 0,086) ao observado entre os estudantes de Administração. As evidências são discutidas à luz da teoria, visando expor algumas razões que podem estar associadas a estes achados.
Título em inglês
Academic performance and student satisfaction in Distance Education (DE): a comparative study of Accounting and Business Administration graduates
Palavras-chave em inglês
Distance education
Learning assessment
Technological innovations
University students
Resumo em inglês
The various modalities of Distance Education (DE) add an additional element to the teaching and learning process: the adoption of Information and Communication Technologies (ICT). Several studies have analyzed their presence in the DE environment but focus excessively on the antecedent and determining factors of their use rather than the results achieved. This thesis investigates the use of ICT, which is an indissociable part of DE, from a student satisfaction perspective, positing the existence of a causal relationship with academic performance, as demonstrated in the literature. This suggests that learning results are a consequence of the DE model and not of a specific technology such as e-learning systems. Thus, a cross-sectional ex-post facto study was undertaken in order to understand how students' satisfaction with DE influences their academic performance. It was decided to adopt a mixed method strategy comprising survey and archival investigations in order to build an original database for use in subsequent calculations. This combination was analyzed using a quantitative approach. First of all, based on a special extraction of micro-data from the 2012 National Student Performance Exam (ENADE) provided by the National Study and Research Institute (INEP), records of 39,190 students enrolled in the DE format of the Business Administration, Accounting, Tourism and Economics courses were concatenated with 5,087 valid responses to a survey conducted using an electronic questionnaire. After identifying correspondences between the information in these two databases, the study analyzed the relations between satisfaction and the academic performance of 4,529 students of the sample analyzed. The use of Partial Least Squares Structural Equation Modelling (PLS-SEM) allowed the research to infer the nomological validity of the constructs. The theoretical model proposed fit the sample's perception regarding its experience with DE satisfactorily and was also confirmed by the cross-validation conducted pari passu with the Multi-Group Analysis (MGA) between the groups of Business Administration and Accounting students. Among the results it should be highlighted that the hypotheses of a positive association between satisfaction with Interactivity and with Performance and the students' learning results were sustained. However, the empirical evidence was insufficient to sustain the hypothesis regarding Formation, given that the relation observed was negative. The Smith-Satterthwaite t-test performed on Administration and Accounting students showed significant differences as to these associations. This evidence allows one to conclude that the explained variance of Academic Performance was higher among Business Administration students (R² = 0.124) due to the Interactivity (? = 0.092) provided by the Higher Education Institutions that offer this course. In contrast, the study's findings showed that satisfaction with Performance was higher among Accounting students (? = 0.155). In addition, these students had a better average performance measured by their National Student Performance Exam (ENADE) overall scores. However, the coefficient of determination regarding their learning results was lower (R² = 0.086) to the one observed among Business Administration students. The evidence is discussed in terms of the theory in order to find some explanations for these findings.
 
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Data de Publicação
2014-10-01
 
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