• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
Documento
Autor
Nome completo
Evandir Megliorini
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Guerreiro, Reinaldo (Presidente)
Cavenaghi, Vagner
Gozzi, Sergio
Parisi, Cláudio
Rocha, Welington
Título em português
Análise crítica dos conceitos de mensuração utilizados por empresas brasileiras produtoras de bens de capital sob encomenda
Palavras-chave em português
bens de capital
conceitos de mensuração
produção sob encomenda
Resumo em português
Este trabalho teve como objeto de estudo os conceitos de mensuração utilizados tanto no sistema de orçamentos pelo qual se realiza a estimativa de custos dos produtos e que subsidia os gestores na formação do preço de venda, como no sistema de acumulação de custos que determina o resultado das encomendas em um conjunto de empresas fabricantes de bens de capital sob encomenda. Buscou identificar os conceitos de mensuração em uso e realizar uma análise crítica dos mesmos, tratando das limitações dos conceitos de mensuração derivados da subordinação aos Princípios Fundamentais de Contabilidade. Como alternativa, analisou os conceitos de Custeio Variável, Margem de Contribuição, Impactos Tempo-Conjunturais, Valor de Mercado a Vista e Custo Corrente Corrigido, que podem ser imediatamente aplicáveis no sistema de orçamentos e no sistema de acumulação de custos, oferecendo condições às empresas para incrementar a competitividade, pela conquista de novos pedidos e pela estreita ligação entre os resultados planejados e os resultados realizados de cada encomenda. Para o desenvolvimento do trabalho, foi desenvolvido um referencial teórico, tendo como base a revisão da literatura, e uma pesquisa de campo. A revisão da literatura permitiu descrever o ambiente das empresas que fabricam bens de capital sob encomenda e os conceitos de mensuração objetos da análise, empregados no sistema de orçamentos e no sistema de acumulação de custos. A pesquisa de campo possibilitou caracterizar, em uma amostra de dez empresas produtoras de bens de capital sob encomenda, os conceitos de mensuração utilizados nesses sistemas e, também, características relacionadas ao ambiente operacional que, direta ou indiretamente, impactam o resultado das encomendas. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os conceitos de mensuração utilizados pelas empresas da amostra, tanto no sistema de orçamentos como no sistema de acumulação de custos, são preponderantemente aqueles derivados do sistema de informação contábil em obediência à legislação societária e fiscal. A pesquisa constatou também que os gestores, em ampla maioria, concordam que o emprego dos conceitos de mensuração propostos pelo Sistema de Gestão Econômica torna as informações mais completas para a tomada decisões.
 
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
TESE_EVANDIR.pdf (763.18 Kbytes)
Data de Publicação
2006-04-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.