• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Caio Ponara Russo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Rocha, Welington (Presidente)
Borgert, Altair
Borinelli, Marcio Luiz
Diehl, Carlos Alberto
Título em português
Sticky costs: uma análise crítica da teoria e metodologia utilizada em trabalhos publicados sobre o comportamento de custos
Palavras-chave em português
Contabilidade de custo
Contabilidade estratégica
Contabilidade gerencial
Microeconomia
Resumo em português
O objetivo desse trabalho consiste em comparar a teoria e a metodologia utilizadas em pesquisas sobre o comportamento assimétrico dos custos (Teoria dos StickyCosts) com outras vertentes teóricas que também explicam o comportamento dos custos, como a microeconomia, o ABC e a contabilidade de custos. Para tal foi realizada uma pesquisa bibliográfica, exploratória e qualitativa. Como metodologia de pesquisa foi utilizada a Análise de Conteúdo, e como método de abordagem foi utilizado o enfoque dialético. Como resultado, foi identificado que a microeconomia pode prover uma explicação diferente para o fenômeno do comportamento assimétrico dos custos que a proposta pela teoria dos stickycosts. Também foram identificados diversos fatores que, de alguma maneira, podem impactar os achados das pesquisas sobre os stickycosts, como a não segregação dos custos em pools de custos homogêneos e a não utilização de variáveis diferentes do volume de produção para a explicar o comportamento dos custos nas pesquisas sobre os stickycosts.
Título em inglês
Sticky Costs: a critical analysis of the theory and methodology used in papers about cost behavior.
Palavras-chave em inglês
Cost accounting
Management accounting
Microeconomics
Strategic accounting
Resumo em inglês
The objective of this work is to compare the theory and methodology used on researches about the asymmetric cost behavior (Sticky Costs Theory) with other theoretical approaches that also explain the cost behavior like Microeconomics, ABC and Cost Accounting. To do so, a bibliographic, exploratory and qualitative research was conducted. The research methodology used was the Content Analysis with the Dialectical Approach. As a result, it was identified that microeconomics can also provide a different explanation to the asymmetric cost behavior than the one provided by the Sticky Costs Theory. It was also possible to identify several aspects that, somehow, may impact the findings of the researches on sticky costs, like the non-segregation of costs into homogenous cost pools and the non-usage of variables different than the production volume to explain the cost behavior on the researches about sticky costs.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
OriginalCaio.pdf (2.14 Mbytes)
Data de Publicação
2017-10-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2014. Todos os direitos reservados.