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Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Karina Suemi Sakamoto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2017
Orientador
Banca examinadora
Silva, Iran José Oliveira da (Presidente)
Castillo, Carmen Josefina Contreras
Lobos, Cristian Marcelo Villegas
Vieira, Frederico Marcio Correa
Título em português
Avicultura de corte: avaliação do sistema de produção convencional nas perdas produtivas e na qualidade do produto final
Palavras-chave em português
Lesões de carcaça
Mortalidade
Pré-abate
Qualidade de carne
Resumo em português
Objetivou-se por meio deste trabalho caracterizar a influência do sistema de criação convencional de frangos de corte nas perdas produtivas desde a criação até a obtenção do produto final. Foram acompanhados 4 ciclos de produção até o produto final. A caracterização climática (temperatura, umidade relativa e entalpia específica do ar) ocorreu nas etapas de criação, transporte e espera das aves. A qualidade de cama do aviário (porcentagem de umidade) foi avaliada no início e final do ciclo de criação. No dia da apanha e carregamento das aves, uma amostragem de 80 aves foi selecionada aleatoriamente e identificada por anilhas para análise de lesão I (limpeza de plumagem). Durante o transporte ocorreu a caracterização da viagem (duração, distância percorrida e infraestrutura da rodovia), condições climáticas ambientais e mensuração dos níveis de vibração do caminhão. No frigorífico, a espera das aves foi caracterizada pela duração, tipologia do galpão e condições climáticas do ambiente. Na descarga, ocorreu a análise de lesões II (pododermatite, lesão de joelho, arranhão antigo e recente, fratura de asa e perna antiga e recente) e quantificação da mortalidade das aves. E selecionadas aleatoriamente 10 aves por linhagem (HUBB, ROSS/COBB e COBB), totalizando 30 aves. Após 24 horas do abate, os peitos de frango foram analisados com relação a cor (L*- luminância, a*- vermelho e b*- amarelo), pH, perda de peso por gotejamento e cocção, e força de cisalhamento. Realizou-se uma classificação em carne DFD-like (escura, dura e seca), normal e PSE-like (pálida, mole e exsudativa). Verificou-se uma heterogeneidade estrutural nos galpões, nas variáveis bioclimáticas e no conforto térmico das aves, proporcionando condições de estresse térmico pelo frio nas primeiras semanas de vida e pelo calor na fase adulta. A mortalidade de chegada ao frigorífico (DOA) mostrou-se relacionada com maior mortalidade durante a criação (DOF) e características do transporte (maior duração e distância de viagem). A alta umidade de cama mostrou uma relação com maior sujidade de plumagem e dermatites de contato. A lesão de joelho, pododermatite e arranhão da criação foram influenciados pela densidade de alojamento na criação. O arranhão gerado durante o período pré-abate foi relacionado com maior tempo de espera e estresse térmico. A fase de criação foi responsável pelos maiores níveis de ocorrência e severidade de lesões. A incidência de carne PSE-like foi 15% e possuiu relação com desconforto térmico das aves durante o transporte (altos valores de entalpia específica do ar e duração). Assim o sistema de criação convencional de frangos de corte influenciou nas perdas produtivas desde a criação até a obtenção do produto final.
Título em inglês
Poultry industry: evaluation of the conventional production system in productive losses and final product quality
Palavras-chave em inglês
Carcass lesions
Meat quality
Mortality
Pre-slaughter
Resumo em inglês
The aim of this study was to characterize the influence of the conventional broiler rearing system on the productive losses from the rearing to the final product. Four production cycles were studying until the final product. Climatic characterization (air temperature, relative humidity, and specific enthalpy of air) occurred during the rearing, transport, and lairage. The litter quality of the aviary (percentage of moisture) was performed at the beginning and end of the rearing cycle. On the day of catching and loading of the birds, a sample of 80 birds was randomly selected and identified for analysis of lesion I (Plumage cleanliness). During transportation, the characterization of the travel (duration, distance traveled and highway infrastructure), environmental climatic conditions and measurement of vibration levels of the truck occurred. At the slaughterhouse, lairage was characterized by the length, typology of the barn and climatic conditions of the environment. In the discharge, the analysis of lesions II (pododermatitis, hock burn, old and recent scratch, old and recent wing and leg fracture) and quantification of the mortality of the birds occurred. And 10 bird of each breed (HUBB, ROSS/COBB e COBB) were randomly selected (totaling 30 birds). After 24 hours of slaughter, the chicken breasts were analyzed for color (L*- luminance, a*- red and b*- yellow), pH, drip loss, cooking loss and shear force. And classified in DFD-like (dark, firm, and dry), normal and PSE-like (pale, soft, and exudative) meat. There was a structural heterogeneity in the barns, in the bioclimatic variables and in the thermal comfort of the birds, providing conditions of thermal stress by the cold in the first weeks of life and by the heat in the adult phase. The dead on arrival (DOA) was related to higher dead on the farm (DOF) and transport characteristics (longer duration and distance of travel). The high litter moisture showed a relation with greater dirt plumage and dermatitis. The hock burn, pododermatitis, and scratch of the rearing were influenced by the stocking density in the rearing. The scratching generated during the pre-slaughter period was related to longer lairage time and thermal stress. The rearing phase was responsible for the higher levels of occurrence and severity of lesions. The incidence of PSE-like meat was 15% and had relation with the thermal discomfort of the birds during transport (high values of specific enthalpy of air and duration). Thus, the conventional broiler rearing system influenced the productivity losses from the rearing until the final product was obtained.
 
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Data de Publicação
2018-04-04
 
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