• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.11.2007.tde-25102007-110710
Documento
Autor
Nome completo
Alberto Giaroli de Oliveira Pereira Barretto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2007
Orientador
Banca examinadora
Sparovek, Gerd (Presidente)
Cooper, Miguel
Ranieri, Simone Beatriz Lima
Título em português
História e geografia da pesquisa brasileira em erosão do solo
Palavras-chave em português
Bibliometria
Erosão
Geoprocessamento
Historiografia
Resumo em português
Há poucos estudos em história da ciência do solo e no Brasil essa matéria praticamente ainda não recebeu atenção pela comunidade científica. Este trabalho focaliza a formação da pesquisa brasileira em erosão do solo a partir de uma análise bibliométrica e geográfica. Foi feita uma compilação de todos os artigos científicos publicados sobre o tema por autores vinculados a instituições brasileiras e subseqüente armazenamento em um modelo de banco de dados dimensional estruturado especificamente para esse objetivo. Indicadores quantitativos foram calculados e a geografia da pesquisa mapeada por meio de consultas SQL e ferramentas de geoprocessamento. Os resultados apontaram para uma gênese recente da pesquisa brasileira em erosão do solo e a uma centralização da produção científica e formação de linhas em instituições e autores do Sul e Sudeste do Brasi. Ainda, a análise dos dados temáticos indicou uma convergência ao enfoque da erosão sob uma perspectiva eminentemente agrícola e grande ênfase à pesquisa dos fatores do modelo USLE de estimativa de erosão.
Título em inglês
History and geography of brazilian soil erosion research
Palavras-chave em inglês
Bibliometrics
Erosion
GIS
History
Resumo em inglês
Studies of soil science history are rare and Brazilian scientific community has not given attention to this subject yet. The present study focus on the formation of brazilian soil erosion research from a bibliometric approach. A wide set of published scientific papers was organized into a relational database an analized by means of SQL queries and GIS tools. Quantitative indicators were calculated and the research geography mapped. The results point to a quite recent genesis of brazilian soil erosion research and its tendency to be centralized in a few institutions and authors from South and Southeast of Brazil. Furthermore, thematic data analysis indicates a convergence in erosion studies mainly under an agricultural perspective, and a great emphasis on USLE soil erosion prediction model.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2007-10-26
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.