• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.11.2006.tde-23082006-141423
Documento
Autor
Nome completo
Ana Carolina do Nascimento Alves
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2006
Orientador
Banca examinadora
Mattos, Wilson Roberto Soares (Presidente)
Lima, Maria Lucia Pereira
Santos, Flavio Augusto Portela
Título em português
Substituição parcial de silagem de milho por farelo de glúten de milho desidratado na ração de vacas holandesas em lactação
Palavras-chave em português
dieta animal
farelos
lactação animal
leite – composição
ração
silagem
subprodutos para animais
vacas
Resumo em português
A silagem de milho é um dos principais alimentos suplementares utilizados na alimentação de gado leiteiro, no entanto, seu elevado custo de produção tem levado técnicos e produtores a buscarem outras alternativas como fonte de volumoso. O farelo de glúten de milho pode ser utilizado como fonte energética, protéica e fibrosa, substituindo parte da silagem de milho em rações para ruminantes. O presente ensaio teve por objetivo estudar o efeito da substituição de 0, 8 e 16% da MS da silagem de milho por FGM-21 em rações de vacas holandesas em lactação na produção de leite, composição do leite, parâmetros sanguíneos metabólicos, variação de peso, escore de condição corporal e a viabilidade econômica. O trabalho foi conduzido no confinamento “free-stall” do Departamento de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, localizada no município de Piracicaba. As rações foram formuladas de forma que fossem isoprotéicas e isoenergéticas. Foi feita avaliação de produção de leite, composição do leite, variação de peso, escore de condição corporal e a viabilidade econômica, utilizando-se 30 vacas Holandesas com produções de leite ao redor de 25 a 30kg/vaca/dia, com média de peso de 654kg e média de escore corporal 2,8. A inclusão do FGM-21 nos dois níveis 8 e 16% aumentou a produção de leite bem como a produção de leite corrigida para 3,5% de gordura. Foi feita avaliação de parâmetros metabólicos, utilizando-se 15 vacas Holandesas pertencentes ao grupo. Os resultados para os teores de N-Uréico plasmático e de glicose plasmática não diferiram entre os tratamentos. A análise de viabilidade econômica mostrou aumento na lucratividade nos tratamentos com inclusão de FGM-21 nas rações considerando-se os preços dos alimentos na época do estudo.
Título em inglês
Replacement of corn silage with corn gluten feed for lactating dairy cows
Palavras-chave em inglês
by-products
corn gluten feed
corn silage
Holsteins
milk composition
milk production
Resumo em inglês
Corn silage is one of the major feedstuffs used in dairy farms but its high cost has encouraged farmers to look after alternative feeds. Corn gluten feed has been used as a source of energy, protein and effective fiber in dairy rations. This study was carried out at the Departamento de Zootecnia, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, in a free-stall facility, with 30 mid-lactation Holsteins multiparous cows, averaging 25 to 30 kg milk/day and 654 kg body weight. The objectives of this study were to evaluate the effects of replacing 0, 8 and 16% corn silage dry matter with dried corn gluten feed. Experimental diets were formulated by the NRC, 2001 and were isonitrogenous and isoenergetic. Cows fed both corn gluten feed supplemented diets produced more milk and 3.5% FCM than control animals. Milk composition and plasma urea and glucose were the same among treatments. Under the conditions of this trial, corn gluten feed was an effective replacement for corn silage, both from the nutritional and economical stand point.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
AnaAlves.pdf (223.61 Kbytes)
Data de Publicação
2006-08-28
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.