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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2020.tde-29042020-133359
Documento
Autor
Nome completo
Yuri Machado de Souza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2020
Orientador
Banca examinadora
Rodrigues, Luciano (Presidente)
Amaral, Daniel Furlan
Careta, Catarina Barbosa
Cunha, Lilian Maluf de Lima
Título em português
Uma análise espacial da demanda por diesel nos estados brasileiros
Palavras-chave em português
Demanda por combustíveis.
Econometria espacial
Modelagem estatística
Planejamento energético
Resumo em português
As grandes mudanças na dinâmica energética mundial e no funcionamento do mercado doméstico de combustíveis exigem um entendimento profundo do comportamento do consumo energético nos diferentes setores da economia. Em atenção a isso, o presente trabalho possui como objetivo compreender e mensurar variáveis que impactam a demanda por diesel nos estados brasileiros. A metodologia empregada utiliza dados em painel e econometria espacial na avaliação da demanda pelo derivado no período de 2002 a 2016. Em relação às elasticidades preço e renda da demanda, as estimações dos parâmetros obtidos atingiram, respectivamente, -0,5275 e 0,4247 para o modelo determinado como mais adequado para o problema estudado (modelo SLX com efeitos fixos). Além dessas elasticidades, estimou-se que dado um crescimento de 1% na produção agropecuária de um estado, em média, este estado apresenta um aumento de 0,1471% na demanda pelo diesel. Relacionado ao componente espacial, os resultados indicaram que a demanda por diesel em um determinado Estado é influenciada por uma dinâmica da renda e da produção agropecuária nos Estados vizinhos. A defasagem espacial dessas variáveis indicou elasticidades de 0,2361 e -0,1575 para a renda e o valor da produção agropecuária, respectivamente. Os resultados obtidos oferecem indicações importantes para formuladores de políticas públicas e ações empresariais relacionadas ao mercado de diesel no Brasil.
Título em inglês
A spatial analysis of diesel demand in the Brazilian states
Palavras-chave em inglês
energy planning
fuel demand.
spatial econometrics
statistical modeling
Resumo em inglês
The changes observed in the global energy matrix and in the Brazilian fuel market require a deep understanding of the behavior of energy consumption. In this context, the present study aims to understand and measure variables that impact the demand for diesel in the Brazilian states. The adopted methodology uses panel data and spatial econometrics to assess the demand for diesel from 2002 to 2016. The estimated price and income elasticities of demand reached -0.5275 and 0.4247, respectively, for the SLX model with fixed effects. The results also indicated that a growth of 1% in the agricultural production of a state promotes an increase of 0.1471% in the demand for diesel in the same state. Additionally, the estimated parameters show that demand for diesel in a state is influenced by income and agricultural production in neighboring states. The spatial lag of these variables indicated elasticities of 0.2361 and -0.1575 for income and for the value of agricultural production, respectively. The results obtained offer important indications for public policy makers and business actions related to the diesel market in Brazil.
 
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Data de Publicação
2020-05-04
 
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