Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.11.2003.tde-17092003-140355
Documento
Autor
Nome completo
Marcos Minoru Hasegawa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2003
Orientador
Banca examinadora
Guilhoto, Joaquim Jose Martins (Presidente)
Hewings, Geoffrey John Dennis
Barros, Geraldo Sant Ana de Camargo
Rodrigues, Rossana Lott
Scaramucci, Jose Antonio
Título em português
Políticas públicas na economia brasileira: uma aplicação do modelo MIBRA, um modelo inter-regional aplicado de equilíbrio geral.
Palavras-chave em português
economia regional Brasil
políticas públicas.
Resumo em português
Os Modelos Aplicados de Equilíbrio Geral (modelos AEG) são úteis para
analisar o impacto de políticas do governo sobre a economia de um país sem perder os
detalhes em nível setorial. Os modelos AEG inter-regionais fornecem detalhes
adicionais em nível regional, o que é interessante para a análise de políticas públicas
para o Brasil que tem diferenças econômicas e sociais em nível regional. Dessa forma, o
Modelo Inter-regional para a Economia Brasileira - MIBRA foi trabalhado para analisar
as políticas econômicas e sociais propostas pelo governo federal, com mandato de 2003
a 2006. Além do objetivo de analisar as políticas públicas brasileiras, o tratamento
endógeno do investimento foi incorporado no modelo MIBRA, o que permite melhorias
nos resultados tanto para a análise de estática comparativa como para a dinâmica
recursiva. A hipótese básica verificada neste trabalho é que as propostas de políticas
apresentadas pelo novo governo federal são efetivamente realizadas se existir uma
combinação do aumento dos investimentos e gastos públicos com o aumento da
produtividade dos fatores de produção. O modelo MIBRA foi trabalhado com 16 setores
e cinco macrorregiões brasileiras. Foram utilizados a matriz inter-regional brasileira de 1995 e dados obtidos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, do Banco Central
do Brasil, da Fundação Getúlio Vargas e de vários trabalhos de pesquisas. O teste de
homogeneidade mostrou que o modelo é consistente. Os resultados apontam que um
aumento nominal do salário de 5,5% piora a situação da economia brasileira tendo como
cenário a aplicação das propostas do novo governo. O aumento dos gastos do governo e
dos investimentos privilegiando as regiões Norte e Nordeste não é tão eficiente, em
termos de crescimento econômico em nível regional e nacional, quando se compara com
a situação de aumentos dos gastos públicos e dos investimentos realizados de forma
menos concentrado entre as regiões. Isso mostra que a regiões Sudeste e Sul devem
crescer juntamente com as demais, pois a maior parte dos insumos e bens de capital
necessários para a produção nas regiões menos desenvolvidas é proveniente das regiões
mais desenvolvidas, especialmente da região Sudeste. O aumento da produtividade dos
fatores de produção é importante para a efetiva realização das política públicas propostas
pelo novo governo federal. A combinação do aumento de investimentos e gastos do
governo com aumento da produtividade dos fatores de produção podem garantir o
desejado desenvolvimento e crescimento sustentado da economia brasileira no médio e
longo prazos. Ou seja, consegue-se aumentar a produção real, o consumo real, diminuir
desemprego, manter inflação e a necessidade de financiamento do governo sob controle.
A política para desenvolvimento e crescimento sustentado deve garantir que parte dos
gastos do governo seja convertida tanto em melhorias sociais como em aumentos da
produtividade do trabalho. Os modelos AEG inter-regionais são instrumentos poderosos
para a formulação das políticas públicas de um país como o Brasil que precisa resolver
os problemas das diferenças econômicas e sociais nos níveis setorial e regional.
Título em inglês
The public policy on the brazilian economy: an application of mibra model, an inter-regional applied general equilibrium model.
Palavras-chave em inglês
public policy.
regional economics Brazil
Resumo em inglês
The Applied General Equilibrium Models (AGE model) are useful to analyze the
impact of public policy on the nationwide economy without loss of details in sector
level. The Inter-regional AGE models give additional details in regional level, which is
interesting for the Brazilian public policy analysis due to the social and economic
differences in regional level. Thus, the Inter-regional Applied General Equilibrium
Model for the Brazilian Economy - MIBRA, a regional AGE model, is used in order to
analyze the public policy proposal presented by the new Brazilian president elected,
Luiz Inácio Lula da Silva, who will govern from 2003 until 2006. The specific aim of
this research is the incorporation of endogenous investment in the MIBRA model. This
modification improves both static-comparative and recursive-dynamic analysis. The
basic hypothesis verified in this research is: the success of public policy proposed by the
new federal government depends on the increase of governmental investment and
expenditure combined with productivity growth of primary factors. In this research the
MIBRA model is used with sixteen sectors and five Brazilian macro-regions. The
MIBRA model database was constructed based on the Brazilian regional input-output
matrix of 1995 and as well as on other statistics and information from Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Banco Central do Brasil, Fundação Getúlio Vargas
and many research papers. According to the Homogeneity test, the MIBRA model is
consistent. The results have shown that the increase of 5.5% in the nominal wage
worsens the Brazilian economic performance, concerning the public policy proposed by
the new federal government. The increase of expenditure by the federal government
combined with the increase of investments concentrated in the North and Northeast
regions, is not efficient for the Brazilian Economy in regional and national levels if
compared with less concentrated allocation among regions. This result shows that the
Southeast and South regions must grow along with the other regions. This is due to the
need of inputs and capital goods for production in the less developed regions be supplied
by developed regions, specially the Southeast region. The increase of productivity of
production factors is important for the success of the public policy proposed by the new
federal government. Hence, the combination of the increase of government expenditure
and investment with production factor productivity can assure the desirable development
and growth of the Brazilian economy in the mid and long term. Which means, the policy
suggested by results increases the real gross national product and the real consumption,
decreases unemployment and, keeps the inflation and the governmental financing needs
under control. The sustained development and economic growth policy must enforce the
conversion of part of public expenditure into both social improvement and higher labor
productivity. The Inter-regional AGE models have shown to be powerful tools for the
public policy formulations in countries that need to solve social and economic
differences in sector and regional level like Brazil.
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Data de Publicação
2003-09-18