• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.11.2010.tde-14122010-081715
Documento
Autor
Nome completo
Waldemar Antonio da Rocha de Souza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2010
Orientador
Banca examinadora
Martines Filho, Joao Gomes (Presidente)
Andia, Luis Henrique
Cruz Júnior, José César
Marques, Pedro Valentim
Ozaki, Vitor Augusto
Título em português
Gestão estratégica da produção de soja em Mato Grosso com o uso dos mercados futuros e de opções
Palavras-chave em português
Administração estratégica
Bolsa de Mercadorias
Hedging (finanças)
Mercado futuro
Opções financeiras
Preço
Soja - Produção.
Resumo em português
O objetivo desta tese foi avaliar algumas abordagens para utilizar os mercados futuros e de opções no Brasil e no exterior como ferramentas para gestão estratégica da produção de soja em Mato Grosso. Apresentam-se duas linhas de trabalho na pesquisa. Na primeira, a estrutura a termo das opções com vencimento futuro negociadas no CME Group foi obtida para efetuar previsões da volatilidade e do nível de preços realizados, no curto e longo prazo, para os preços a vista da soja negociada em Rondonópolis (MT). Através da extração da volatilidade implícita do modelo de Black (1976) para precificação de opções de commodities, decompôs-se a variância da volatilidade em intervalos conhecidos e não conhecidos, para os quais se fez previsões de curto e longo prazo. Usou-se também a volatilidade implícita como parâmetro numa equação de intervalos de confiança empíricos para a estimação do nível de preços, no curto e longo prazo. Os testes de eficiência preditiva indicaram que as previsões da volatilidade realizada com base na volatilidade implícita têm maior grau de eficiência no curto prazo, enquanto as previsões dos níveis de preço são mais eficientes no longo prazo. Pode-se atribuir os resultados às características intrínsecas da série de preços da soja, em particular a tendência de reversão à média e o agrupamento de volatilidades. Na segunda abordagem, a decisão de hedge simultâneo dos produtores de soja de Mato Grosso com contratos futuros de preço e taxa de câmbio da BOVESPA-BM&F foi analisada. Um modelo de hedge simultâneo do risco de preços e taxa de câmbio foi obtido e as eficiências de diferentes estratégias de hedge foram calculadas. As principais conclusões foram que o hedge simultâneo de risco de preços e taxa de câmbio reduz mais o risco da receita total do que apenas o hedge de preços. A mitigação do risco de taxa de câmbio em conjunto com o de preços é fundamental para uma gestão estratégica dos exportadores de commodities.
Título em inglês
Strategic management of the soybean production in Mato Grosso using the futures and options markets
Palavras-chave em inglês
Commodities Exchange
Financial options
Futures market
Hedging (finance)
Price
Soybean - Production.
Strategic management
Resumo em inglês
This dissertation objective was the evaluation of some approaches to use the Brazilian and foreign futures and options markets as a strategic management mechanism for the soybean production in Mato Grosso. Two research topics are presented. In the first, the term structure of options with future maturities traded at the CME Group was obtained to make realized volatility and price level short and long term forecasts of the soybeans spot prices traded in Rondonopolis (MT). By extracting the implied volatility using the Black (1976) model for commodities option pricing, the volatility variance is decomposed in known and unknown intervals, for which predictions of short and long term values were made. Also the implied volatility was used as a parameter in an equation of the empirical confidence intervals for the estimation of the price level in the short and long term. Predictive efficiency tests indicated that the forecasts of realized volatility based on implied volatility show a greater degree of efficiency in the short term, while estimates of price levels are more efficient in the long term. These results can be assigned to the intrinsic characteristics of the soybean price series, in particular its tendency for mean reversion and volatility clustering. In the second essay, the joint hedging decision of the soybean producers of Mato Grosso with price and exchange rate futures contracts of BOVESPA-BM&F was analyzed. A simultaneous price and exchange risk hedging model was obtained and the efficiencies of different hedging strategies was calculated. The main findings were that the simultaneous hedging of price and exchange rate risk reduce more revenue risk than hedging with price futures only. The exchange risk jointly with price risk offset is key for a strategic management of commodities exporters.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2010-12-21
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • SOUZA, WALDEMAR, MARTINES-FILHO, JOÃO, e MARQUES, PEDRO. O HEDGE SIMULTÂNEO DOS RISCOS DE PREÇO E DE CÂMBIO DA PRODUÇÃO DE SOJA EM RONDONÓPOLIS (MT) NA BMF. ORGANIZAÇÕES RURAIS & AGROINDUSTRIAIS, 2011, vol. 13, n. 3, p. 01-15.
  • SOUZA, WALDEMAR, MARTINES-FILHO, JOÃO, e MARQUES, PEDRO. Estratégia de Hedge Simultâneo de Preço e de Câmbio da Prod Soja no Centro-Oeste na BMF. In XXXV EnANPAD (EnANPAD), 35, RIO DE JANEIRO (RJ), 2011. TRABALHO ACEITO, MAS NÃO FOI APRESENTADO..
  • SOUZA, WALDEMAR, MARTINES-FILHO, JOÃO, e MARQUES, PEDRO. O HEDGE SIMULTÂNEO DOS RISCOS DE PREÇO E DE CÂMBIO DA PRODUÇÃO DE SOJA EM MT NA BM&F-BOVESPA. In , , .
  • SOUZA, WALDEMAR, MARTINES-FILHO, JOÃO, e MARQUES, PEDRO. O HEDGE SIMULTÂNEO DOS RISCOS DE PREÇO E DE CÂMBIO DA PRODUÇÃO DE SOJA EM MT NA BM&F-BOVESPA. In XLIX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL (SOBER), 49, BELO HORIZONTE (MG), 2011.
  • SOUZA, WALDEMAR, MARTINES-FILHO, JOÃO, e MARQUES, PEDRO. O Uso da Estrutura a Termo das VI Futuras das Opções de Soja do CME GROUP p/previsões em MT. In XLVIII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL (SOBER), 48, CAMPO GRANDE (MS), 2010.
  • TURA, RAFAEL, et al. USO DO CONTEÚDO INFORMACIONAL DAS OPÇÕES S FUTUROS DE SOJA DO CME GROUP EM PREVISÕES DA VOL NO RS. In XLVIII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL (SOBER), 48, BELO HORIZONTE (MG), 2011.
  • TURA, RAFAEL, e SOUZA, WALDEMAR. USO DO CONTEÚDO INFORMACIONAL DAS OPÇÕES S FUTUROS DE SOJA DO CME GROUP EM PREVISÕES DA VOL NO RS. In I CONFERÊNCIA SOBRE GESTÃO DE RISCO E COMERCIALIZAÇÃO DE COMMODITIES (CGRCC), 1, SÃO PAULO (SP), 2011.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.