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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.11.2018.tde-08012018-101657
Documento
Autor
Nome completo
Aline Gisele Zanão Benatto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2017
Orientador
Banca examinadora
Caixeta Filho, Jose Vicente (Presidente)
Aguiar, Claudio Lima de
Cunha, Lilian Maluf de Lima
Maistro, Marta Cristina Marjotta
Oliveira, Fabíola Cristina Ribeiro de
Título em português
Fatores determinantes da perda de qualidade do açúcar e seus impactos na logística de exportação
Palavras-chave em português
Logit
Açúcar
Logística
Qualidade
Resumo em português
O presente trabalho teve como objetivos identificar os principais problemas de qualidade do açúcar granel e desenvolver um modelo econométrico para mensurar a probabilidade da recusa do produto, estimar os custos logísticos envolvidos na perda de qualidade, assim como os possíveis investimentos que poderiam contribuir para a redução nos custos. Para atender a este objetivo foram realizadas entrevistas e coleta de dados com agentes do setor sucroenergético e utilizado um modelo econométrico logit para investigar os fatores que influenciam na perda de qualidade do açúcar VHP e consequentemente a recusa de caminhões em terminais de transbordo e terminais portuários. Os resultados revelaram um aumento no número de veículos rejeitados por problemas de qualidade nas duas safras analisadas, sendo a cor do produto o item de maior participação, além da cor fora de especificação (os demais parâmetros analisados foram umidade, granulometria, teor de cinzas, resíduos insolúveis e polarização). A regressão logit indicou o tempo de armazenamento como um dos principais fatores que influenciam na perda de qualidade do açúcar, além da temperatura, época do ano e macrorregião produtora. Já as variáveis relacionadas ao tipo de centrifuga utilizada na indústria e à umidade relativa do ar não apresentaram coeficientes significativos. As recusas de carga nos terminais acarretam prejuízos para o setor, principalmente no que diz respeito aos valores gastos com o frete, uma vez que o caminhão tem que retornar para usina de origem, o produto ser recuperado e voltar novamente ao terminal de destino. Para diminuir esses prejuízos seriam necessários investimentos em armazéns graneleiros que permitissem o melhor escoamento do produto, impedindo que o açúcar permanecesse muito tempo estocado; porém, o valor necessário para a construção desse tipo de armazém normalmente é considerado inviável pelos tomadores de decisão do setor. Desta forma, para minimizar os prejuízos decorrentes da recusa do produto em virtude da perda de qualidade, é necessário um maior acompanhamento e monitoramento do açúcar armazenado.
Título em inglês
Determinants of loss of sugar quality and its impact on export logistics
Palavras-chave em inglês
Logit Model
Logistics
Quality
Sugar
Resumo em inglês
The objectives of this study was to identify the main problems of bulk sugar quality and to develop an econometric model to measure the probability of product rejection, to estimate the logistics costs involved in the loss of quality, as well as the possible investments that could contribute to cost reduction. To meet this objective, we conducted interviews and data collection with agents from the sugarcane industry and used a logit econometric model to investigate the factors that influence the loss of VHP sugar quality and consequently the refusal of trucks at transshipment terminals and port terminals. The results showed an increase in the number of vehicles rejected due to quality problems in the two harvesting seasons that were analyzed, being the product color the item with the highest participation, besides the color not specified (the other parameters analyzed were moisture, grain size, ash content, Insoluble residues and polarization). The logit regression indicated the storage time as one of the main factors that influences the loss of sugar quality, besides the temperature, time of the year and producing macro-region. The other variables related to the type of centrifuge used in the industry and the relative humidity of the air did not present significant coefficients. Cargo denials at the terminals result in losses to the sector, especially in relation to the amounts spent on freight, once the truck has to return to the mill the product has to be recovered and to return to the destination terminal. In order to diminish such losses, it would be necessary to invest in bulk warehouses that would allow better disposal of the product, preventing the sugar from being stored for a long time. However the value needed for the construction of this type of warehouse is considered very high for many decision makers from the industry. In this way, to minimize the losses resulting from the refusal of the product due to the loss of quality, a closer monitoring of the stored sugar is necessary.
 
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Data de Liberação
2020-01-10
Data de Publicação
2018-01-19
 
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