• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Karine Zanuto Mendes
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2017
Orientador
Banca examinadora
Campos, Adriano Polpo de (Presidente)
Fossaluza, Victor
Gonçalves, Flávio Bambirra
Título em português
Um estudo de estresse através dos níveis de cortisol em crianças
Palavras-chave em português
Cortisol
Dados funcionais
Eixo HPA
Estatística Bayesiana
Metanálise.
Resumo em português
O nível de cortisol é considerado uma forma de medir o estresse de pessoas. Um estudo foi realizado a fim de verificar se crianças que trabalhavam nas ruas durante o dia tem estresse mais alto do que crianças que não trabalhavam. O nível de cortisol de uma pessoa pode ser considerado uma função crescente até atingir um máximo e depois decrescente (função quasicôncava). O cortisol das crianças foram coletados 4 vezes ao dia,sendo considerado dois grupos de crianças: aquelas que trabalham na rua e aquelas que ficavam em casa. Para a análise dos dados, foi considerada uma metanálise de um modelo de dados funcionais sob enfoque Bayesiano. Cada individuo é analisado por um modelo de dados funcionais e a metánalise foi usada para termos uma inferência para cada grupo. A geração de uma amostra da distribuição a posteriori foi obtida pelo o método de Gibbs com Metrópolis-Hasting. Na comparação das curvas calculamos a probabilidade a posteriori ponto-a-ponto da função do cortisol de um grupo ser maior do que a do outro.
Título em inglês
A study of stress through cortisol levels in children
Palavras-chave em inglês
Baysesian statistics
Cortisol
Functional data
HPA axis
mata-analysis.
Resumo em inglês
The level of cortisol is considered as a measure of peoples stress. We perform an statistical analysis of the data from a study conducted to evaluate if children that work on the streets during the day have higher stress than children who does not work. The cortisol level of a person can be considered as an increasing function until reaching a maximum level and then decreasing to almost zero (quasi-concave function). Childrens cortisol were collected 4 times in one day, where two groups of children were considered: those who work in the street and those who stay at home. To analyse the data we considered a meta-analysis of a functional data model under Bayesian approach. Each individual is analysed by a functional data model, and then, a meta-analysis was used to have inference for each group. We used the Gibbs Metropolis-Hastings method to sample from the posteriori distribution. Also, we calculated the pointwise posterior probability of the cortisol function of one group being greater than the cortisol function of other group to compare the groups.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-09-25
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2014. Todos os direitos reservados.