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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.102.2018.tde-26072018-161735
Documento
Autor
Nome completo
Jessica Seabra
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2018
Orientador
Banca examinadora
Lopes, Ruy Sardinha (Presidente)
Arantes, Priscila Almeida Cunha
Santos, Fabio Lopes de Souza
Spricigo, Vinicius Pontes
Título em português
Práticas curatorias na 27ª Bienal de São Paulo : crítica institucional, participação e discursividade
Palavras-chave em português
27ª Bienal de Arte de São Paulo
Arte contemporânea
Crítica institucional
Curadoria
Globalização
Participação
Virada educacional
Resumo em português
A presente dissertação tem como foco a análise, através de um viés crítico, da proposta curatorial da 27ª Bienal de Arte de São Paulo, intitulada Como viver junto. Esta bienal é tomada como estudo de caso dentro do amplo contexto de bienais por ser considerada precursora, estabelecendo e institucionalizando algumas mudanças curatoriais, como o fim das representações nacionais. A 27ª Bienal de Arte de São Paulo liga-se a referências teóricas que se relacionam àquilo que Bruce Ferguson denomina de "bienais discursivas", termo que se refere ao fato de que conferências, eventos interdisciplinares, workshops, atividades educacionais e discussões públicas tem se tornado elementos cada vez mais importantes nesses projetos. Dentro do contexto desta discursividade expandida, a participação, a crítica institucional e um viés educacional têm sido estratégias recorrentes nas curadorias das bienais. Estes três elementos já estavam presentes em abordagens artísticas no mundo da arte e compõem juntos um campo discursivo composto de práticas dialógicas e relacionais que se replicam, ainda que com formatos variados, em bienais ao redor do mundo. A proposta curatorial da mostra foi estudada de forma a compreender os discursos envolvidos a partir do pensamento dos curadores e submetidos a um dado momento histórico, o que os condicionou a revelar uma conjuntura cultural.
Título em inglês
Curatorial practices at the 27th São Paulo Biennial: institutional critique, participation and discursiveness
Palavras-chave em inglês
27th São Paulo Art Biennial
Contemporary art
Curatorship
Educational turn
Globalization
Institutional critique
Participation
Resumo em inglês
This dissertation focuses on the analysis, through a critical bias, of the 27th São Paulo Art Biennial curatorial proposal, entitled "Como viver junto" [How to live together]. This biennial is taken as a case study within the broad context of biennials because it is considered a precursor one, establishing and institutionalizing some curatorial changes, such as the end of national representations. The 27th São Paulo Art Biennial is linked to theoretical references that are related to what Bruce Ferguson calls "discursive biennials", a term that refers to the fact that conferences, interdisciplinary events, workshops, educational activities, and public discussions have become increasingly important elements in these projects. Within the context of this expanded discursiveness, "participation", "institutional critique" and an educational bias have been recurrent strategies in biennial curatorships. These three elements were already present in artistic approaches in the art world and together form a discursive field composed of dialogic and relational practices that replicate, albeit with varied formats, in biennials around the world. The curatorial proposal of the exhibition was studied to understand the discourses involved in the thinking of the curators and submitted to a certain historical moment, which conditioned them to reveal a cultural context.
 
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Data de Publicação
2018-07-30
 
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