• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Débora Navarro Rocha
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Andrade, Douglas Roque (Presidente)
Figueira Junior, Aylton Jose
Rodrigues, Graciele Massoli
Velardi, Marilia
Título em português
Significado das ações de promoção da saúde e atividade física de adolescentes do ensino médio no município de Campo Largo (PR)
Palavras-chave em português
Participação social
Promoção da atividade física
Promoção da saúde
Resumo em português
Essa pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar o significado que os adolescentes atribuem às estratégias de promoção da saúde e da atividade física no ambiente escolar e comunitário. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, descritiva, de caráter exploratório com adolescentes de ambos os sexos do Instituto Federal do Paraná, município de Campo Largo (PR). A primeira etapa consistiu na aplicação de um questionário com questões abertas e a segunda por discussões em grupo sobre os temas: atividade física na escola e na comunidade e saúde na escola e na comunidade. A análise dos dados foi realizada de maneira qualitativa, onde as informações obtidas no questionário e nas discussões foram analisadas com o emprego da análise de conteúdo. Os achados referentes à análise do material documental das aulas de educação física escolar proposta por essa pesquisa demostraram que os estudantes significam atribuem o significado a saúde como condição atrelada às suas responsabilidades, oriundas especificamente dos determinantes biológicos como hábitos alimentares e práticas de atividades físicas; no entanto destacam-se as associações que realizam entre saúde e autopercepções positivas. Com vistas à promoção de saúde e da atividade física, os estudantes sugerem que à escola e à comunidade lhes cabem o papel de incentivá-los, demonstram decepção pela ausência de ações que tornam a escola mais dinâmica, apresentam entusiasmo ao identificar e explicar os espaços e ações que são familiarizados e esperam o desenvolvimento de conteúdos relacionados à saúde através de novas metodologias, principalmente as relacionadas às mídias
Título em inglês
Significance of actions to promote health and Physical activity of high school adolescents in the city of Campo Largo (PR)
Palavras-chave em inglês
Health promotion
Promotion of Physical Activity
Social participation
Resumo em inglês
This research was developed with the purpose of analyzing the meaning that the adolescents attribute to the strategies of health promotion and physical activity in the school and community environment. To do so, we conducted a qualitative, descriptive, exploratory study with adolescents of both sexes from the Federal Institute of Paraná, Campo Largo (PR). The first step consisted of the application of a questionnaire with open questions and the second by group discussions on "physical activity in school and community" and "health in school and community". Data analysis was carried out in a qualitative way, where the information obtained in the questionnaire and the discussions were analyzed using content analysis. The findings related to the analysis of the documentary material of the school physical education classes proposed by this research showed that the students mean that they attribute the meaning to health as a condition linked to their responsibilities, specifically derived from biological determinants such as eating habits and physical activity practices; however, the associations that perform between health and positive self-perceptions stand out. In order to promote health and physical activity, the students suggest that the school and the community have the role of encouraging them, they show disappointment in the absence of actions that make the school more dynamic, they are enthusiastic in identifying and explaining spaces and actions that are familiar and expect the development of health-related content through new methodologies, especially those related to the media
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-02-08
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.