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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.100.2018.tde-18122017-145722
Documento
Autor
Nome completo
Bethania Fernandes da Fonseca Zago
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Mendizabal Alvarez, Francisco Javier Sebastian (Presidente)
Luppe, Marcos Roberto
Pereira, Carlos de Brito
Pontes, Marcelo Chiavone
Título em português
O processo decisório de compra de vestuário feminino online: um estudo das diferenças de comportamento entre as gerações 
Palavras-chave em português
Consumo de vestuário
Consumo feminino
Geração de consumidoras
Moda Online
Varejo virtual
Resumo em português
O presente estudo investigou se há diferenças nas avaliações das consumidoras em relação à compra de roupa no ambiente online de acordo com a geração que pertencem. Buscou-se identificar se a preferência pela experiência de compra proporcionada pela loja física dificulta a escolha do canal virtual, também foi pesquisado sobre o impacto da falta de interação com o produto nas lojas virtuais e quais são os fatores que influenciam cada geração ao optar em comprar roupas pela internet. Para tanto, foi desenvolvido uma pesquisa de abordagem quantitativa, utilizando o método survey para coleta de dados no qual se aplicou um questionário online. Os resultados obtidos por meio de uma análise estatística multivariada demonstraram que, quanto mais velha a geração, menor é a utilização da internet para este tipo de compra, mas ao avaliar os motivos dentro os quais nunca compraram, mesmo aquelas consumidoras que já estão habituadas com o ambiente online para realizar outras tarefas de sua rotina, a impossibilidade de provar os produtos é realmente um impeditivo para esse tipo de compra. Notou-se que embora a Geração Y esteja mais conectada, os motivos pelos quais não compram roupa em lojas virtuais se assemelham aos das Gerações X e Baby Boomer. Entretanto, há aquelas consumidoras que valorizam a praticidade, a comodidade em comprar sem sair de casa e utilizam o canal virtual. A principal diferença no processo de escolha é que as gerações mais velhas utilizam com mais frequência as ferramentas disponíveis nas lojas virtuais para minimizar a distância do produto, como zoom nas fotos para analisar detalhes e tabela de medidas para conferir a numeração das peças
Título em inglês
The process of decision for buying women's clothing online: a study of differences in behavior among generations
Palavras-chave em inglês
Clothing consumption
Consumer generation
Female consumption
Online fashion
Virtual retail
Resumo em inglês
The present study investigated whether there are differences in consumers' evaluations regarding the purchase of clothing in the online environment according to the generation they belong to. We tried to identify if the preference for the shopping experience offered by the brick and mortar store made it difficult to choose the virtual channel, we also investigated the impact of the lack of interaction with the product in the virtual stores and what are the factors that influence each generation when opting to buy clothes over the internet. For that, a quantitative approach research was developed, using the survey method for data collection in which an online questionnaire was applied. The results obtained through a multivariate statistical analysis showed that the older the generation, the lower the use of the Internet for this type of purchase, but in evaluating the reasons for which they never bought, even for the consumers who are already used to the online environment to perform other routine tasks, the inability to try on the products is really an impediment to this type of purchase. It was possible to observe that although Generation Y is more connected, the reasons why they do not buy clothes in virtual stores resemble those of Generations X and Baby Boomer. However, there are those consumers who value the practicality, the convenience in buying without leaving home and use the virtual channel. The main difference in the process of choice is that older generations are more likely to use the tools available in virtual stores to minimize product distance, such as zooming in on photos to analyze details and measurement tables to check the numbering of the items
 
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Data de Publicação
2018-02-19
 
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