• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2017.tde-15052017-112645
Document
Auteur
Nom complet
Edmundo da Silva Pedro
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2017
Directeur
Jury
Kanamaru, Antonio Takao (Président)
Bernardes, Maria Eliza Mattosinho
Santos, Maria Cecilia Loschiavo dos
Titre en portugais
O processo ensino-aprendizagem em curso superior tecnológico de moda como fator de mobilidade social
Mots-clés en portugais
Competências
Educação
Formação profissional
Mobilidade social
Moda
Têxtil e vestuário
Resumé en portugais
A partir de 2000, a educação profissional vem ganhando cada vez mais notoriedade e atenção no contexto da educação brasileira. Os cursos técnicos passaram por um processo de renovação e melhor definição de seu papel e identidade tanto no âmbito da organização burocrática quanto da prática pedagógica e, no âmbito da Educação Superior, a vertente da tecnologia acrescentou diversidade e especialização ao panorama do ensino universitário brasileiro. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é contribuir para a análise sobre a educação tecnológica com ênfase na área de moda e vestuário. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com egressos do Curso Superior de Tecnologia em Produção de Vestuário do SENAI-SP, no período de 20011 a 2015, a partir da perspectiva de mobilidade social trazida pelo curso para seus estudantes. A hipótese aqui considerada é a de que o curso, formatado de acordo com o modelo de Educação Profissional por Competências adotado pelo SENAI, oferece a seus egressos uma possibilidade maior de mobilidade social, uma vez que o modelo pedagógico adotado, por um lado, propõe a construção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades e competências de maneira autônoma por parte do educando, e por outro, oferece uma formação desenhada a partir das reais demandas profissionais do mercado
Titre en anglais
The teaching-learning process in fashion technological superior course as a factor of social mobility
Mots-clés en anglais
Education
Fashion
Skills
Social change
Textile and clothing
Training
Resumé en anglais
Since 2000, professional education has been gaining more and more attention and attention in the context of Brazilian education. The technical courses underwent a process of renewal and a better definition of their role and identity - both in the bureaucratic organization and in the pedagogical practice - and in the Higher Education area, the technology aspect added diversity and specialization to the panorama of Brazilian college education. In this context, the objective of this work is to contribute to the analysis on technological education with emphasis in the area of fashion and clothing. For that, a survey was carried out with graduates of the Superior Course of Technology in Clothing Production of SENAI-SP, from the period of 20011 to 2015, from the perspective of social mobility brought by the course for its students. The hypothesis considered here is that the course, formatted according to the model of Education by Competencies adopted by SENAI, offers its graduates a greater possibility of social mobility, since the pedagogical model adopted, on the one hand, proposes the construction of knowledge and the development of skills and competences in an autonomous way by the student, and on the other, offers a training designed from the real professional demands of the market
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2017-06-20
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.