• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.10.2008.tde-30052008-114807
Documento
Autor
Nome completo
Juliana Anaya Sinhorini
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Matushima, Eliana Reiko (Presidente)
Guimarães, Marcelo Alcindo de Barros Vaz
Xavier, José Guilherme
Título em português
Neoplasias em aves domésticas e silvestres mantidas em domicílio: avaliação anatomopatológica e imunoistoquímica
Palavras-chave em português
Aves
Histopatologia
Imunoistoquímica
Neoplasias
Resumo em português
As neoplasias são doenças comumente vistas em algumas espécies de aves, porém, no Brasil, não existem trabalhos publicados sobre casuística e classificação destes processos nas mesmas. Com o aumento da criação de aves como animais de companhia, torna-se importante o aprimoramento do conhecimento na área. Este estudo, realizado de forma retrospectiva englobando os anos de 2000 a 2004 e prospectiva nos anos de 2005 e 2006 no Ambulatório de Aves do Hospital Veterinário, e no Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, teve como objetivos estudar a freqüência e a prevalência com que ocorrem os processos neoplásicos em aves, e realizar avaliação destes através da histopatologia e imunoistoquímica, comparando com os achados de literatura. Os resultados concordaram em parte com os achados em literatura sendo o periquito-australiano a ave com a maior prevalência e o lipoma sendo a neoplasia de maior ocorrência. Indica-se o uso da imunoistoquímica, porém, deve-se aprimorar estudos histopatológicos e investir em diagnóstico para o melhor conhecimento da biologia tumoral, desenvolvendo-se mais pesquisas na área.
Título em inglês
Neoplasms in domestic and wild birds kept in captivity: anatomopatologic and immunohistochemistry evaluation
Palavras-chave em inglês
Birds
Histopathology
Immunohistochemistry
Neoplasia
Resumo em inglês
Neoplastic diseases are generally seen in some avian species, nevertheless, in Brazil, there are no reports regarding cause and classification of these diseases in birds. As keeping birds as pets is increasing, it is important to upgrade knowledge in this area. This report, made retrospectively in 2000 to 2004 and prospectively in 2005 and 2006 in the Avian Clinic of Veterinary Teaching Hospital, Department of Pathology, School Veterinary Medicine of University of São Paulo, has the objectives of studying the frequency and prevalence of neoplastic diseases in birds, and evaluating them by histopathology and immunohistochemistry, comparing results with literature. The results agree in part with those found in literature, the budgerigar is the most prevalent specie and lipoma as the most common neoplasm. The use of immunohistochemistry is indicated, but more studies regarding histopathology and investment are necessary in diagnosis and research in tumoral biology, developing more researches in this area.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2008-06-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.