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Tese de Livre Docencia
DOI
https://doi.org/10.11606/T.96.2006.tde-03102006-135941
Documento
Autor
Nome completo
Irene Kazumi Miura
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2006
Banca examinadora
Matias, Alberto Borges (Presidente)
Costa, Andre Lucirton
Fachin, Roberto Costa
Mendes, Isabel Amelia Costa
Zaiat, Marcelo
Título em português
O processo de internacionalização da Universidade de São Paulo: um estudo em três áreas de conhecimento
Palavras-chave em português
Estratégias e políticas de internacionalização
Internacionalização de ensino superior
Mobilidade acadêmica
Pesquisas conjuntas
Resumo em português
Os termos Globalização e Internacionalização de ensino superior são usados freqüentemente como sinônimos na literatura. Apesar de serem processos intimamente relacionados, é importante enfatizar a diferença e o relacionamento entre ambos. A globalização é um processo que provoca impactos em diversos setores da economia dos quais, a educação é apenas um deles. Embora seja um processo essencialmente econômico, a globalização promove maior exposição e fluxo de informações sobre valores e costumes de outras culturas, além de promover uma maior interdependência de informações para a produção do conhecimento. Para tanto, a formulação de estratégias e de políticas de internacionalização - responsáveis pelo planejamento da estruturação organizacional e apoio às ações como reforma curricular, pesquisas conjuntas, acordos internacionais, intercâmbio de estudantes e professores - são pontos cruciais que definirão um processo sustentável de internacionalização da instituição. A análise dos resultados apresentados nos estudos de caso revelou que a Universidade de São Paulo, além de apresentar a internacionalização enraizada nas suas origens, conta com programas onde o processo de internacionalização já está fortemente consolidado. No entanto, a análise também sugere pontos importantes sobre as fragilidades e conseqüente ameaça para um processo sustentável: a internacionalização parece ocorrer, em algumas unidades, de modo reativo devido à falta de um plano estratégico que articule as razões, a abordagem e as estratégias. Desta forma, é notória a importância da definição, por parte da USP, de uma política formal que defina o que é a internacionalização na sua missão e quais são as diretrizes para que as unidades possam, efetivamente e de forma articulada, direcionar esforços para que a internacionalização seja um processo auto-sustentável, e não uma seqüência de ações isoladas e desconectadas entre si. Neste sentido, a universidade parece estar numa transição entre a abordagem de atividades para a de processos (Knight, 2004). Atualmente, algumas unidades da USP abordam a internacionalização sob uma abordagem de atividades (número de acordos internacionais, quantidade de alunos intercambistas, mobilidade de professores); porém, necessita fortemente mudar essa perspectiva para uma abordagem de processo, ou seja, integrar a dimensão internacional/ intercultural nos propósitos e funções primordiais da universidade (ensino, pesquisa e serviços)
Título em inglês
Internationalization process of University of São Paulo: three knowledge areas study
Palavras-chave em inglês
Academic mobility
Internationalization of higher education
Internationalization strategies and polices
Joint research
 
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CONTRACAPALDikm.pdf (7.49 Kbytes)
ENTRECAPAIRENELD.pdf (7.24 Kbytes)
TESELDIRENEMIURA.pdf (2.07 Mbytes)
Data de Publicação
2006-11-09
 
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