• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis de Habilitación
DOI
https://doi.org/10.11606/T.9.2008.tde-19122007-065254
Documento
Autor
Nombre completo
Michele Vitolo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1989
Tribunal
Higuchi, Tomoko (Presidente)
Colombo, Angelo Jose
Strufaldi, Bruno
Terra, Walter Ribeiro
Waisbich, Ezequiel
 
Título en portugués
Efeito do pH e da aeração sobre atividade inversática de células intactas de levedura (Saccharomyces cerevisiae) obtidas por cultivo descontínuo.
Palabras clave en portugués
Fermentação discontínua
Invertase
Levedura
Saccharomyces cerevisiae
Resumen en portugués
Mediu-se a atividade invertásica de células intactas de levedura (S. cerevisiae) cultivadas por processo fermentativo descontinuo, utilizando-se mosto constituído basicamente de melaço de cana de açúcar. Além disso, foram determinados, também, as concentrações de etanol (E), de células (X), de açúcares redutores (S) e de sacarose (S’). Variou-se a vazão especifica de ar (φ) entre O e 3,0 L/L.min e o pH entre 4,0 e 6,5, tendo sido mantidos fixos os parâmetros: a) N = 500 min-1-l ; b) volume inicial de mosto inoculado = 3 L; c) volume do inóculo = 450 mL ; d) idade do inóculo = 22 h; e) anti-espumante: dimetilpolisiloxano; f) sais de suplementação: MgS04.7H20 (0,075 g/L) (NH4)2SO4 (5,1 g/L) e Na2HP04.l2H20 (2,4 g/L). Realizaram-se, também, cultivos descontínuos (pH = 5,5 e φ 1,0 min -1) as temperaturas de 30°C; 35°C e 40° C. Através de balanços materiais adequados foi possível calcular as velocidades especificas de crescimento celular (Μ), de consumo de AR (ΜS) e de consumo de sacarose (Μ(S’-S). Os resultados obtidos mostraram, dentre outras coisas, que: 1) a atividade inversástca (v) variava ao longo do cultivo, atingindo valor mínimo após 4 ou 5 h de processo, passando, em seguida, a aumentar abruptamente; 2) o pH, a aeração e a temperatura influíram no perfil das curvas v = f(t), na produção global da enzima e na v final das células intactas; 3) a invertase em mo mento algum foi um fator limitante da disponibilidade de AR para as células; 4) a célula utilizou os nutrientes do mosto não só para o crescimento, mas também para a formação de outras substâncias; 5) a maior produção de invertase, que foi da ordem de 8,24 gART/L.min, ocorreu no cultivo realizado em pH = 5,0 e φ = 2,0 min-1-l; 6) os maiores valores de v (da ordem de 1,7 gART/gcél.min) foram obtidos em sistemas aerados e em pH 5,0 e 5,5. Atribuiu-se a variação de v durante o cultivo à ação combinada dos seguintes fatores: a) mecanismos de repressão-desrepressão; b) disponibilidade no mosto de uma fonte de C de reserva; c) estímulos diferenciados sobre a ia oxidativa, intermediados, sobretudo, pelo O2 dissolvido; d) variações intra e extracelulares do pH. Em linhas gerais, a variação de v = f(t} pode ser visualizada como resultado das intensas modificações conformacionais e químicas sofridas pela parede celular durante os processos de crescimento e multiplicação da levedura, causando posicionamentos diversos e aleatórios das moléculas de enzima no espaço periplásmico, além de mudanças na própria estrutura da prote1na, tornando-as mais ou menos acessíveis às moléculas de substrato.
 
Título en inglés
Effect of pH and aeration on the invertase activity of intact yeast cells (Saccharomyces cerevisiae) attained through discontinuous culture.
Palabras clave en inglés
Discontinuous fermentation
Invertase
Saccharomyce cerevisiae
Yeast
Resumen en inglés
Abstract not available.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2008-01-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores.
CeTI-SC/STI
© 2001-2024. Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP.