Thèse de Habilitation à Diriger des Recherches
DOI
https://doi.org/10.11606/T.7.2012.tde-05092012-145456
Document
Auteur
Nom complet
Ruth Natalia Teresa Turrini
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Jury
Graziano, Kazuko Uchikawa (Président)
Bianchi, Estela Regina Ferraz
Ceolim, Maria Filomena
Freitas, Maria Isabel Pedreira de
Galvao, Cristina Maria
Titre en portugais
ENSINO DE ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO NOS CURSOS DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM DO BRASIL
Mots-clés en portugais
Bacharelado
Currículo de ensino superior
Enfermagem perioperatória
Ensino superior
Resumé en portugais
As mudanças curriculares têm alterado o foco de atenção do ensino do indivíduo para
a coletividade e nesta abordagem conteúdos, como o de centro cirúrgico, tendem a
ser excluídos dos currículos de graduação em enfermagem. A presente investigação
tem por finalidade conhecer como é oferecido o conteúdo de centro cirúrgico no país
e verificar qual a opinião dos professores ou coordenadores dos cursos de
enfermagem sobre sua importância na formação do enfermeiro. Método. Estudo
descritivo e exploratório de abordagem quanti-qualitativa que utilizou instrumento
com perguntas fechadas e abertas, que teve algumas modificações após o pré-teste.
Por meio de contato eletrônico com as instituições de ensino superior, a partir de
relação obtida no site do Ministério da Educação tentou-se obter o contato dos
coordenadores dos cursos de bacharelado em enfermagem, para envio do
questionário por e-mail com convite para participação na pesquisa. Para a análise dos
dados utilizaram-se freqüências relativas e absolutas, medidas de tendência central e
variabilidade, teste de proporções, teste de diferença de médias para as variáveis
quantitativas e análise de conteúdo para as variáveis qualitativas. Resultados. Dos
contatos realizados houve retorno de 29,8% (251) com 159 (19,8%) questionários
respondidos. A porcentagem de escolas participantes foi semelhante entre as regiões,
exceção a região nordeste que foi inferior; 32,0% localizavam-se em capitais; 76,7%
de gestão privada; carga horária do curso variou 3.500 a 5.850h; 44,0% duração de
dez semestres. Quanto a presença do conteúdo na grade curricular, apenas um dos
respondentes não oferece o conteúdo. A média da carga horária total do curso foi de
94,7h (DP±80h); média da carga horária teórica 56,1h (DP±29,9h); média da carga
horária prática 42,3h (DP±33,2h); 67,3% têm uma disciplina específica de centro
cirúrgico. Nas disciplinas específicas a carga horária teórica é maior que a prática e
também maior em relação ao grupo que possui o conteúdo inserido em outras
disciplinas. As denominações das disciplinas onde se insere o conteúdo de centro
cirúrgico foram muito variadas e em alguns cursos o conteúdo está disperso em duas
ou três disciplinas. O conteúdo administrado envolve as técnicas usuais em centro
cirúrgico e a sistematização da assistência perioperatória. Os conteúdos menos
administrados forma instrumentação cirúrgica, cirurgia ambulatorial e avanços
tecnológicos (cerca de 50%). Número de docentes responsáveis pelo conteúdo variou
de 1 a 6, com média de 2,5 (DP± 2,2). Quanto a opinião sobre a importância do
conteúdo na formação profissional: é essencial para a formação do enfermeiro
generalista pois há demanda no mercado e poucos enfermeiros com curso de
especialização na área, agrega conhecimentos de outras disciplinas
(interdisciplinaridade); é transversal a outros conteúdos da ciência da enfermagem;
permite ao aluno identificar o papel do enfermeiro de entro cirúrgico. Respondentes
desejariam maior carga horária, pois o conteúdo é denso. Conclusões. É indiscutível
a importância do conteúdo de centro cirúrgico na formação do enfermeiro, é preciso
traçar diretrizes para carga horária mínima tanto teórica quanto prática e definir qual
o conteúdo básico para a formação do enfermeiro generalista.
Titre en anglais
Perioperative nursing education in the Nursing Baccalaureate Programs in Brazil
Mots-clés en anglais
Baccalaureate
Education
Higher education nursing
Nursing curriculum
Perioperative nursing
Resumé en anglais
Changes in curricula have altered the focus of education from individuals to the
community and in this process some discipline as perioperative nursing are at risk of
disappearing from the curriculum programs. The aim of this investigation it is to
identify the way perioperative nursing has been taught in Brazil Nursing Colleges
and to verify the opinion of professors about the importance of operating room
contents to the undergraduate students. Methods. Descriptive and exploratory study
with a quantitative and qualitative approach that used an instrument with open and
closed questions. After pretesting, the questionnaire was sent by e-mail to the
Nursing Colleges in Brazil with an invitation to participate in the study. The list of
the schools was obtained from the site of the Education Ministry. Quantitative data
were analyzed by relative and absolute frequencies, measures of central tendency and
variability, proportion test, Mann Whitney or Kruskall Wallis tests and content
analysis to the qualitative data. Results. It was received 251 (29.8%) answers from
the e-mail contact, but only 19.8% (159) fulfilled the questionnaire. The proportion
of schools participating in the study was similar between Brazilian regions, except in
northeast were there was fewer participation; 32.0% of the schools were located in
capital cities; 76,7% were private schools; hour course ranged from 3.500 to 5.850h;
44.0% of the courses were 10 semesters long. Only one answered that the school
dont offer a perioperative course. The mean hour of the total perioperative course
was 94.7h (DP±80h); the mean hour of clinical practice was 42.3h (DP±33.2h) and
theory has a mean of 56.1h (DP±29.9h); 67.3% has a perioperative nursing course in
the curriculum program and the others have this content inside other courses. In
perioperative course the hour theory is higher than the practice hour. Comparing to
the situation when the content is offered inside an other discipline the perioperative
courses have higher hour practices. These other disciplines have different names, and
in some cases the content is spread inside two or three disciplines. The program
contains the usual techniques of operating room practice and the nursing process.
The issues less taught were surgical instrumentation, ambulatory surgery and
technology advances (about 50.0%). The number of professors involved with the
course ranged from 1 to 6, a mean of 2.5 (DP± 2.2). Opinions about the importance
of perioperative nursing to the future nurses were: the content is essential to
generalist nurses because hospitals need nurses to working in operating theaters and
there are few specialists; it is a interdisciplinary content; it is transversal to others nursing contents; allow students to identify the role of the perioperative nurses.
Professors claim for more hours to the course because there are a lot of content.
Conclusions. There is no doubt about the importance of perioperative nursing
contents in curriculum programs to prepare the students to the possibility of working
in an operating theater. It is need recommendations about the ideal hour theory and hour clinical practice to the perioperative nursing courses and to define which is the
ideal content of perioperative nursing to be included in curricula.
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Date de Publication
2012-09-27
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