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Thèse de Habilitation à Diriger des Recherches
DOI
10.11606/T.7.2009.tde-04082009-103344
Document
Auteur
Nom complet
Maria Luiza Gonzalez Riesco
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Jury
Silva, Isilia Aparecida (Président)
Clapis, Maria Jose
Oliveira, Maria Amelia de Campos
Parada, Cristina Maria Garcia de Lima
Tanaka, Ana Cristina D'Andretta
Titre en portugais
Do orgulho à resignação: educação e atuação profissional de obstetrizes formadas pela Universidade de São Paulo.
Mots-clés en portugais
Educação
Enfermagem Obstétrica
História
Obstetrícia
Prática Profissional
Resumé en portugais
Este estudo tem como base o projeto “Lembranças do Nascimento: as parteiras e o atendimento ao parto na cidade de São Paulo (1930-1980)”, realizado em parceria entre o Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e a Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP), e faz parte de um projeto mais amplo sobre a “História dos Trabalhadores da Saúde”. Teve como objetivo descrever e analisar a educação e atuação profissional de obstetrizes formadas pela Universidade de São Paulo, a partir da década de 1940, que exerceram na cidade de São Paulo. Trata-se de estudo de natureza qualitativa, com abordagem histórica. Do ponto de vista do metodológico, a principal aproximação teórica foi feita pela via da História Oral. As atas da Escola de Parteiras de São Paulo foram utilizadas como fonte documental. Seu conteúdo foi submetido à análise e interpretação, de modo a ampliar e enriquecer o conhecimento sobre a formação das obstetrizes diplomadas por essa instituição. As fontes orais foram entrevistas com dez obstetrizes, conduzidas mediante roteiro semi-estruturado, no período de 2000 e 2001. As entrevistas foram realizadas após consentimento livre e esclarecido; o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da EEUSP. Os critérios utilizados para a inclusão foram ser obstetriz formada pela USP e ter atuado na cidade de São Paulo. Foi adotada a análise de conteúdo temática, complementada com informações obtidas de fontes bibliográficas. O conteúdo das entrevistas foi classificado nos temas: A Formação Profissional e A Trajetória Profissional. O tema Do Orgulho à Resignação representa a síntese final da análise e interpretação dos dados. A análise documental e o relato das entrevistadas mostram que as exigências para ingresso foram crescentes, ao longo do tempo, até que o curso tornou-se de nível superior, em 1962. Quanto à escolha profissional, as obstetrizes destacaram o caráter vocacional e o apoio recebido da família. O saber reproduzido no curso era hegemonicamente masculino e médico, realizado por professores influentes na obstetrícia da época. As características do curso indicam rigidez pedagógica, rigor disciplinar, carga didática volumosa, valorização do ensino prático e dedicação docente. As relações entre alunas, professores e profissionais dos campos de estágio refletem a hierarquia estabelecida nos serviços de saúde. A formação recebida exerceu um peso muito grande no perfil das egressas. O exercício profissional das obstetrizes foi, principalmente, na assistência à mulher durante o parto. Atuaram em uma grande variedade de hospitais e maternidades privados ou filantrópicos e em alguns serviços da rede pública, incluindo o Serviço Obstétrico Domiciliar, na década de 1960. A partir dos anos de 1970, as obstetrizes e enfermeiras obstétricas sofreram um processo de exclusão da assistência ao parto, sendo substituídas por médicos. Esse processo foi concomitante ao crescente uso de intervenções no parto e de cesarianas. Os discursos revelam um encantamento com a profissão, que sobrevive ao sentimento de resignação pela “quase extinção” das obstetrizes, em São Paulo. É como se o sentimento de orgulho, latente em cada uma, reacendesse o brio que as acompanhou e acompanha, desde o dia em que decidiram que seriam parteiras, obstetrizes, enfermeiras obstétricas.
Titre en anglais
From pride to resignation: education and practice of midwives graduated at the Universidade de São Paulo.
Mots-clés en anglais
Education
History
Midwifery
Obstetrics
Professional Practice
Resumé en anglais
This study is based on the project “Birth Memories: midwives and birth attendance in the city of São Paulo (1930-1980)” conducted in partnership between the Health Institute of the Secretary of Health of the State of São Paulo and the School of Nursing of the Universidade de São Paulo (EEUSP) and is part of a larger project about the “History of Health Workers”. The aim was to describe and analyze the education and practice of midwives graduated at the Universidade de São Paulo after 1940 and working in the city of São Paulo. This is a qualitative research with a historical approach. Regarding its methodology, the main theoretical approach is the Oral History. The proceedings of the Midwifery School of São Paulo were used as documental resources. Their contents were analyzed and interpreted in order to increase the knowledge about the education of the midwives graduated at this school. The oral resources were the interviews with ten midwives, conducted according to a partially structured form, between 2000 and 2001. The interviews were held after giving oral and written information to interviewees and receiving their voluntary consent; the project was approved by the Ethical Committee Research of EEUSP. The inclusion criteria were to be graduated at USP and to have practiced in the city of São Paulo. The analysis of thematic content was used, being complemented by bibliographic resources. Based on the content analysis the material was classified in the themes: Professional Education and Professional Career. The theme From Pride to Resignation represents the final synthesis of the data analysis and interpretation. The documental analysis and the testimonies show that the demands for application were increasing along the years, until the course became an university program, in 1962. Regarding the professional choice, the midwives pointed out vocational gift and family support. The knowledge reproduced in the course was essentially male and medical, given by influential professors in the obstetrics area at that time. The characteristics of this course indicate pedagogical rigidity, strict disciplinary, vast didactic load, importance of practical learning and the dedication of the professors and instructors. The relationship between students, professors and professionals of the services reflect the hierarchy established in the health area. The education received had a large influence in the profile of the alumni. The midwives professional practice consisted mainly in the care given during delivery at several private and some public hospitals and maternities, including the Home Obstetric Service, in the 1960s. After the 1970s, the midwives and nurse-midwives were being excluded from birth care and substituted by doctors. This process was concomitant to the increase in the interventions during delivery and cesarean births. The testimonies reveal an enchantment by the profession that survives the feeling of resignation due to the “almost extinction” of midwives, in São Paulo. It is as if the pride relights the dignity and self-reliance that has followed those that once decided to become midwives.
 
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ANEXOS1.pdf (8.32 Mbytes)
tese.pdf (6.32 Mbytes)
Date de Publication
2009-08-04
 
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