• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis de Habilitación
DOI
https://doi.org/10.11606/T.59.2018.tde-27102021-174346
Documento
Autor
Nombre completo
Claudio Marcondes de Castro Filho
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2018
Tribunal
Crippa, Giulia (Presidente)
Almeida, Marco Antonio de
Ferneda, Edberto
Moraes, João Batista Ernesto de
Silva, Helen de Castro
Título en portugués
Redes de Bibliotecas Escolares em Portugal e Brasil: diálogos entre políticas públicas para a educação
Palabras clave en portugués
Biblioteca Escolar
Brasil
Educação
Livro e Biblioteca
Políticas públicas de leitura
Portugal
Rede de Bibliotecas
Resumen en portugués
Projeto desenvolvido nos campos da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. Pretende verificar as políticas públicas do livro, leitura e biblioteca existentes em Portugal, estudando o conceito do Programa de Rede de Bibliotecas Escolares de Portugal (PRBE), seu modelo, suas características, sua estrutura organizacional, seu funcionamento, seu contexto de atuação e o uso do projeto político pedagógico como recurso educacional. A partir de um método dedutivo, a pesquisa - de caráter exploratório, descritivo, qualitativo e de análise documental - permite identificar as particularidades, oportunidades e dificuldades de inserção do bibliotecário nas redes de biblioteca escolar no Brasil e as singularidades dos profissionais portugueses. A pesquisa busca ainda apresentar convergências e divergências entre as políticas públicas culturais e educacionais do Brasil e de Portugal, discutindo hipóteses sobre uma possível aplicação e implantação de um padrão a partir da experiência do PRBE em redes de bibliotecas escolares brasileiras.
Título en inglés
School Library networks in Portugal and Brazil: dialogues between public policies for education
Palabras clave en inglés
Book and Library
Brazil
Education
Library network
Portugal
Public policies of reading
School library
Resumen en inglés
Project for developed in the fields of Librarianship and Information Science. It intends to verify the public policies for book, reading and library which exist in Portugal, studying the concept of the School Libraries Network Program (PRBE) of Portugal, its model, its characteristics, its organizational structure, its operation, its context of action and the use of the pedagogical political project as an educational resource. Based on a deductive method, the research - of exploratory, descriptive and qualitative approach and of documentary analysis - allows to identify the particularities, opportunities and difficulties of insertion of the librarian in the school library networks in Brazil and the singularities of the Portuguese professionals. The research also seeks to present convergences and divergences between the cultural and educational public policies of Brazil and of Portugal, discussing hypotheses about a possible application and implantation of a pattern from the PRBE's experience into the Brazilian school libraries networks.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-11-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.