• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Livre Docencia
DOI
https://doi.org/10.11606/T.59.2018.tde-23112021-160032
Documento
Autor
Nome completo
Noeli Prestes Padilha Rivas
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2018
Banca examinadora
Souza, Marcelo Marini Pereira de (Presidente)
Chaloba, Rosa Fátima de Souza
Nunes, Maria Tereza
Silva, Lucy Leal Melo
Silva, Marilda da
Título em português
A formação pedagógica de professores para o ensino superior nos programas de pós-graduação da USP
Palavras-chave em português
Docência no ensino superior
Programa aperfeiçoamento do ensino
Saberes didáticos e curriculares
Resumo em português
Este texto decorre de pesquisa financiada pelo CNPQ, realizada no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Formação de Professores e Currículo-GEPEFOR-USP, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto. (FFCLRP/USP/RP). Os referentes teóricos assentam-se em temáticas da Pedagogia Universitária, Docência, permeadas por currículo e didática na perspectiva de Apple, Boaventura Santos, Cunha, Nóvoa, Pacheco, Pimenta, dentre outros. Teve como objetivo investigar a formação pedagógica de professores para o Ensino Superior, oferecida nos cursos de pós-graduação da Universidade de São Paulo, no contexto do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE)/Etapa de Preparação Pedagógica (EPP) no Campus da USP-Ribeirão Preto, no período de 2016 a 2018. Trata-se de pesquisa qualitativa, cujo corpus é constituído por trinta e duas disciplinas da APP, oferecidas por sete Unidades de Pós-Graduação da USP, Campus de Ribeirão Preto, as quais foram analisadas pela Análise Documental e Análise de Conteúdo. Utilizou-se categorias, com as devidas dimensões: 1) Fundamentos teóricos do Ensino Superior; 2) Políticas públicas no Ensino Superior; 3) Docência no Ensino Superior; 4) Didática e saberes curriculares e; 5) outros. Os saberes docentes consubstanciados nas dimensões estudadas possibilitam a formação do professor para o Ensino Superior, mesmo considerando o espaço da Pós-Graduação cuja ênfase localiza-se na pesquisa. Os dados apontam que a EPP se constitui como um dos instrumentos de formação docente e consequente melhoria do ensino de graduação, na medida em que os conteúdos da docência são trabalhados com os pós-graduandos, mesmo com limites de sua instrumentalidade, pois há predomínio nos Programas de Pós-Graduação da categoria Didática e Saberes Curriculares. A categoria Fundamentos Teóricos do Ensino Superior é contemplada apenas em duas Unidades. Observou-se, também, que o Programa PAE necessita de maior divulgação nos sites, pois as informações não estão visíveis nas Páginas dos Programas de Pós-Graduação da referida Universidade.
Título em inglês
The pedagogical training of professors for higher education in USP Graduate Programs
Palavras-chave em inglês
Didactic and curricular
Teaching improvement program
Teaching in higher education
Resumo em inglês
This text is the result of research financed by the CNPQ, carried out within the scope of the Study and Research Group on Teacher Education and Curriculum-GEPEFOR-USP, at the Faculty of Philosophy, Sciences and Letters of the University of São Paulo, Ribeirão Preto campus. (FFCLRP/USP/RP). The theoretical references are based on themes of University Pedagogy, Teaching, permeated by curriculum and didactics from the perspective of Apple, Boaventura Santos, Cunha, Nóvoa, Pacheco, Pimenta, among others. It aimed to investigate the pedagogical training of teachers for Higher Education, offered in postgraduate courses at the University of São Paulo, in the context of the Teaching Improvement Program (PAE)/Pedagogical Preparation Stage (EPP) at the USP Campus -Ribeirão Preto, from 2016 to 2018. This is qualitative research, whose corpus consists of thirty-two APP disciplines, offered by seven Postgraduate Units at USP, Ribeirão Preto Campus, which were analyzed for Document Analysis and Content Analysis. Categories were used, with the appropriate dimensions: 1) Theoretical foundations of Higher Education; 2) Public policies in Higher Education; 3) Teaching in Higher Education; 4) Didactics and curricular knowledge and; 5) others. The teaching knowledge embodied in the dimensions studied enable teacher training for Higher Education, even considering the space of Graduate Studies whose emphasis is in research. The data show that the EPP constitutes one of the instruments for teacher training and the consequent improvement of undergraduate teaching, as the contents of teaching are worked with graduate students, even within limits of its instrumentality, as there is a predominance in Postgraduate Programs in the Didactics and Curricular Knowledge category. The category Theoretical Foundations of Higher Education is covered in only two Units. It was also observed that the PAE Program needs greater dissemination on the websites, as the information is not visible on the Pages of the Graduate Programs of the University.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-01-07
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.