• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis de Habilitación
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2019.tde-29062023-201433
Documento
Autor
Nombre completo
Bruno Bontempi Junior
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Tribunal
Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis (Presidente)
Gatti Junior, Decio
Oliveira, Claudia Maria Costa Alves de
Vieira, Carlos Eduardo
Xavier, Libânia Nacif
Título en portugués
Histórias de intelectuais, suas ideias e ações na imprensa e na educação paulista (século XX)
Palabras clave en portugués
Educação
Imprensa
Intelectuais
São Paulo (Estado)
Resumen en portugués
Trata-se de uma coletânea formada por artigos e capítulos publicados pelo autor, desde que se tornou docente da Universidade de São Paulo. Antecedidos por uma introdução de caráter teórico e metodológico, que os encadeia e articula, versam sobre a atuação pública dos “intelectuais da educação” na imprensa paulista, por meio da análise de seus discursos e intervenções públicas, as quais tiveram como motivação e objeto as questões contemporâneas em torno da escola pública e da educação. Os textos reunidos abordam um conjunto variado de temas e abordagens, dando ênfase às relações entre os intelectuais, a esfera pública e as culturas políticas, suas expectativas e os presumíveis efeitos de suas intervenções sobre a opinião pública e as políticas educacionais empreendidas ao longo do século XX.
Título en inglés
Stories of intellectuals, their ideas, and actions in the press and education in São Paulo (20th century)
Palabras clave en inglés
Education
Intelletuals
Press
S. Paulo (State)
Resumen en inglés
It is a collection of articles and chapters published by the author since he became a professor at the University of São Paulo. Preceded by an introduction of a theoretical and methodological character, which chains and articulates them, they deal with the public performance of the "intellectuals of education" in the São Paulo press through the analysis of their discourses and public interventions, which had as motivation and subject the contemporary issues around the public school and education. The collected texts address various themes and approaches, emphasizing the relations between intellectuals, the public sphere, and political cultures, their expectations, and the presumed effects of their interventions on public opinion and educational policies undertaken throughout the twentieth century.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-07-17
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.