• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Livre Docencia
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2019.tde-29062023-201433
Documento
Autor
Nome completo
Bruno Bontempi Junior
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Banca examinadora
Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis (Presidente)
Gatti Junior, Decio
Oliveira, Claudia Maria Costa Alves de
Vieira, Carlos Eduardo
Xavier, Libânia Nacif
Título em português
Histórias de intelectuais, suas ideias e ações na imprensa e na educação paulista (século XX)
Palavras-chave em português
Educação
Imprensa
Intelectuais
São Paulo (Estado)
Resumo em português
Trata-se de uma coletânea formada por artigos e capítulos publicados pelo autor, desde que se tornou docente da Universidade de São Paulo. Antecedidos por uma introdução de caráter teórico e metodológico, que os encadeia e articula, versam sobre a atuação pública dos “intelectuais da educação” na imprensa paulista, por meio da análise de seus discursos e intervenções públicas, as quais tiveram como motivação e objeto as questões contemporâneas em torno da escola pública e da educação. Os textos reunidos abordam um conjunto variado de temas e abordagens, dando ênfase às relações entre os intelectuais, a esfera pública e as culturas políticas, suas expectativas e os presumíveis efeitos de suas intervenções sobre a opinião pública e as políticas educacionais empreendidas ao longo do século XX.
Título em inglês
Stories of intellectuals, their ideas, and actions in the press and education in São Paulo (20th century)
Palavras-chave em inglês
Education
Intelletuals
Press
S. Paulo (State)
Resumo em inglês
It is a collection of articles and chapters published by the author since he became a professor at the University of São Paulo. Preceded by an introduction of a theoretical and methodological character, which chains and articulates them, they deal with the public performance of the "intellectuals of education" in the São Paulo press through the analysis of their discourses and public interventions, which had as motivation and subject the contemporary issues around the public school and education. The collected texts address various themes and approaches, emphasizing the relations between intellectuals, the public sphere, and political cultures, their expectations, and the presumed effects of their interventions on public opinion and educational policies undertaken throughout the twentieth century.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-07-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.