• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Habilitation à Diriger des Recherches
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2021.tde-26062023-130928
Document
Auteur
Nom complet
Sandra Maria Sawaya
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Jury
Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis (Président)
Araujo, Valeria Amorim Arantes de
Campos, Regina Helena de Freitas
Fonseca, Sergio Cesar da
Jacomini, Marcia Aparecida
Titre en portugais
Cooperação Internacional e a Psicologia na Educação: a história de um projeto de cooperação em “psicologia do ensino”
Mots-clés en portugais
Ensino da escrita
História da psicologia
Psicologia educacional
Resumé en portugais
O presente estudo busca contribuir com a história recente da presença da psicologia na educação e mais especificamente no ensino da leitura e da escrita através da história, da memória e da escrita de um grupo de consultores internacionais da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra. Desde os anos 90 esse grupo tem assessorado à formulação de propostas de ensino da escrita dos Parâmetros Curriculares Nacionais e dos Guias Curriculares de língua Portuguesa. A colaboração culminou com as formulações de proposições didáticas e metodológicas do ensino e da aprendizagem da escrita na escola básica em São Paulo. A pesquisa analisou alguns dos principais documentos e artigos dos autores genebrinos divulgados no Brasil e de pesquisadores brasileiros, cujos trabalhos se apoiaram nos modelos teóricos e didáticos desse grupo. A investigação se inspirou nas contribuições de uma metodologia histórica e se debruçou sobre a compreensão das ideias, conceptualizações e proposições da psicologia na sua interface com a educação, tomando como dado empírico, a análise dessa colaboração a partir do exame dessa construção conceitual e prática das contribuições da psicologia ao ensino. A tese em discussão é a de que se trata de uma nova fase da história da psicologia na educação, a da construção de uma “psicologia do ensino” cujos modos de conceitualização, de produção de saberes e de suas apropriações, precisam ser resgatados pela reconstituição histórica da interface entre psicologia e educação e suas questões atuais. O estudo procurou cartografar essa rede de colaboração, mediante o conhecimento do modo com que ela se operacionalizou, os saberes produzidos, as maneiras com que foram sistematizados, difundidos e transformados, na perspectiva dos assessores e suas apropriações por alguns autores brasileiros. Os resultados mostram não apenas a perpetuidade e grande influência da psicologia genebrina nos discursos pedagógicos, mas também suas apropriações, transformações e reorientações a partir de demandas político-pedagógicas de ensinar o professor a ensinar na escola básica, mediante a oferta de modelos e sequencias didáticas que definiram o texto como a unidade básica de ensino da escrita.
Titre en anglais
International Cooperation and Psychology in Education: History of a Cooperation Project in “Psychology of Teaching”
Mots-clés en anglais
Educational psychology
History of psychology
Teaching of writing
Resumé en anglais
The present study seeks to contribute to the recent history of the presence of psychology in education and more specifically in the teaching of reading and writing through the history, memory and writings of a group of international consultants from the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Geneva. Since the 1990s, this group has been advising on the formulation of teaching proposals for writing in the National Curriculum Parameters and the Portuguese Language Curriculum Guides. The collaboration culminated with the formulation of didactic and methodological proposals for the teaching of writing in basic schools of São Paulo. The research analyzed some of the main documents and articles published in Brazil by the Genevan authors, as well as by Brazilian researchers, based on the theoretical and didactic models of that group. The quest was inspired by the contributions of their historical methodology and focused on the understanding of the ideas, conceptualizations and propositions of psychology in its interface with education, taking as empirical data the analysis of this collaboration based on the examination of this particular conceptual and practical view of the contributions that psychology brought to teaching. The thesis under discussion is that a new phase in the history of psychology in education has emerged: that of the construction of a “teaching psychology” whose modes of conceptualization, knowledge production and its appropriations need to be recovered through the historical reconstitution of the interface between psychology and education and its main issues. The study sought to chart this collaboration network by means of the knowledge of how it became operational and produced new knowledge, how it was systematized, disseminated and transformed, from the group’s point of view and their appropriation by some Brazilian authors. The results show not only the continuity and great influence of Genevan psychology in pedagogical discourses, but also its appropriations, transformations and reorientations from the political and pedagogical demands regarding the process of enabling teachers to teach in the basic school, as well as providing them with models and didactic techniques which assume that texts are the basic units for the teaching of writing.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-06-26
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.