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Habilitation Thesis
DOI
10.11606/T.48.2016.tde-26042016-134026
Document
Author
Full name
Silvia de Mattos Gasparian Colello
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2015
Committee
Mrech, Leny Magalhaes (President)
Araújo, Ulisses Ferreira de
Lauand, Luiz Jean
Micotti, Maria Cecilia de Oliveira
Vasconcelos, Mario Sergio
Title in Portuguese
A escola e as condições de produção textual: conteúdos, formas e relações
Keywords in Portuguese
Alfabetização
Escola
Interação
Produção textual
Resolução de problemas
Abstract in Portuguese
Motivada pela convicção de que é preciso construir uma escola inclusiva, ajustada ao perfil de nossos alunos e aos apelos da sociedade democrática e tecnológica, a presente investigação pautou-se pelo objetivo de repensar conteúdos, formas e relações na escola, mais especificamente, pelo recorte do ensino da língua escrita. Para tanto, o apoio no referencial teórico socioconstrutivista e nas concepções linguísticas de Bakhtin subsidiaram a pesquisa de campo realizada em uma ONG, o Instituto André Franco Vive em São Paulo (SP), com alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas, em três frentes de investigação. Na primeira, partindo do problema social do analfabetismo e baixo letramento no Brasil, o tema da escola e da própria língua escrita foram tomados como conteúdos de abordagem junto às crianças, na tentativa de compreender o vínculo deles com a escola e sua relação com a escrita. Na segunda, partindo do problema didático de contemplar a natureza social e dialógica da língua, buscou-se compreender como as diferentes formas de trabalho (propósitos e suportes da escrita no papel ou no computador) afetam a produção textual. Finalmente, a terceira frente de investigação, considerando o problema de posturas educacionais que, tão frequentemente, condenam o aluno à passividade e à submissão, voltou-se para o estudo dos processos interativos (entre alunos e entre eles e o adulto) na construção da escrita e para a resolução de problemas como mecanismo de reflexão. O foco nas relações entre as pessoas e o objeto do conhecimento aponta para uma nova configuração do processo educativo, não só porque valoriza o protagonismo do sujeito aprendiz, como também porque reconhece a complexidade e a amplitude do ideal de formação humana. No estudo de caso, realizado com 30 estudantes (10 do 1º ano, 10 do 3º ano e 10 do 5º ano do Ensino Fundamental), as 214 produções textuais, colhidas em cinco situações e marcadas por diferentes condições de trabalho, constituem o corpus de investigação. Além disso, a gravação em vídeo desses momentos e os registros feitos no Diário de Campo permitiram uma análise dos processos de produção da escrita. O resultado da investigação mostra que as mesmas crianças que foram prejudicadas pelo contexto social de baixo letramento - crianças que têm um frágil vínculo com a escola e uma relação comprometida com o conhecimento - são capazes de reagir aos apelos da escrita e às condições de produção textual.
Title in English
The school and the conditions of text production: contents, forms and relationships
Keywords in English
Interaction
Literacy
Problem based learning
School
Text production
Abstract in English
Motivated by the conviction that what is necessary is to build an inclusive school adjusted to the profile of our students and to the appeals of the democratic and technological society, this investigation is guided by the goal of rethinking contents, forms and relationships at school, more specifically, by outlining the teaching of the written language. To this end, theoretical socio-constructivist framework and Bakhtin's language concepts backed the fieldwork conducted at an NGO, the Instituto André Franco Vive in São Paulo (SP), with primary school students, following three fronts of investigation. In the first one, starting from the social problem of illiteracy and low literacy level in Brazil, the school theme and that of the very written language were taken as contents of approach among children, in the attempt to understand their link with the school and their relationship with the written language. In the second one, starting from the didactic problem of contemplating language's social and dialogical nature, we sought to understand how the different forms of work (written language's purposes and resources on paper or on computers) affect the text production. Finally, the third front of investigation, by taking into account the problem of educational attitudes that so often condemn the student to passiveness and submission, took a turn toward the study of interactive processes (among students themselves and students and the adult) in building the written language and in solving problems as reflection mechanism. The focus placed on the relationship between people and the object of knowledge points to a new configuration of the education process, not only because it values the leading role the learner plays, but also because it recognizes the complexity and magnitude of the ideal of human development. In the case study conducted with 30 students (10 first grade, 10 third grade and 10 fifth grade primary school students), the 214 text productions collected over five situations and marked by different work conditions constitute the corpus of investigation. Furthermore, the video recording of those different moments and data entered in the Fieldwork Journal allowed the written production processes to be analyzed. The result of the investigation shows that the same children, who were adversely affected by the social context of low literacy level - children having a fragile link with the school and a compromised relationship with knowledge - are able to respond to the appeals of the written language and to the conditions of text production.
 
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Publishing Date
2016-05-04
 
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